<$BlogRSDUrl$>
.

HitdaBreakz

5/23/2005

BREAK DA SEMANATM: OCEAN - PUT YOUR HAND IN THE HAND


Image hosted by Photobucket.com

Esta semana, o Break da SemanaTM: é em dose dupla. É que "o prometido é devido" e o Break da Semana não é o Break da Quinzena. E quem é que é o culpado por isto estar neste estado? Eu. Mas sei que vou fazer com que me perdoem porque vamos fazer esta dose dupla com dois clássicos.

O primeiro é um break muito comum. É o Put your hand in the hand dos Ocean ou, como é conhecido no mundo do diggin', o PYHITH (de Put Your Hand In...). Os Ocean são um grupo canadiano que teve o seu grande sucesso no álbum para a editora Kama Sutra, uma associada da Buddah Records, mais conhecida por ser a casa dos Loving Spoonful'. O tema pelo qual eles atingiram esse sucesso é o tema que dá título ao álbum cuja capa vêem aqui no blog, o Put your hand in the hand. Um estranho sucesso comercial já que, para além de misturar o gospel com rock, fala exclusivamente de Jesus de Nazaré, o senhor da Galileia que é presença pouco habitual nos tops.

O mais engraçado de tudo é que todos nós conhecemos o tema mas muitos poucos de nós sabe de onde veio o original (que é dos Ocean). É que este tema foi tocado e retocado por tudo o que é músico, tornando-se quase um standard que não escolhe géneros. Do Elvis ao Ramsey Lewis, do Klaus Wunderlich aos New Freedom Singers, do Ray Conniff ao James Last, os amigos do Digga chamados Mike Curb Congregation também fizeram uma versão, os Rance Allen Group também gravaram uma, outro rei da música de elevador, o Bert Kaemperf fez uma versão, até o Donny Hathaway tem uma versão.

Agora pensem comigo : se estivermos a fazer uma cover de um tema que começa com um solo de bateria, o mais certo é que, na versão, começemos o tema com esse solo de bateria

Ou seja, cover de um tema com break deve ter break! É também por isso que este break ganhou tanto nome junto dos diggers já que muita gente fez versões deste tema. Mas atenção : nem todas as versões do tema contêm o break. No entanto, sempre que virem o tema, fiquem com ele. Pode ser que tenham sorte quando chegarem a casa e tenham descoberto mais uma versão do PYHITH com break. Claro que neste Portugal sem funk, a nossa versão do PYHITH, na voz do Padre José Luis Borga, não tenha break. "Põe tua mão na mão do meu senhor da Galileia"... custava muito meter um break, senhor padre?

O facto de ser um break comum (esteve nos tops!) faz com que muita gente já o tenha usado. Assim, podem ouvir o break no álbum clássico dos Beastie Boys, o Paul's Boutique (no Looking down the barrel of a gun) ou na remix do DJ Shadow para os Zimbabwe Legit (que é apenas e só a coroa da minha colecção à volta do DJ Shadow, um maxi original na Hollywood Basic... a primeira edição oficial em vinil de um tema do DJ Shadow). Mas que isto não seja um limite à vossa procura do break! Como viram, há muitas versões e todas elas têm um toque diferente no som da bateria, permitindo, por isso mesmo, que sejam visíveis várias personalidades para um mesmo break, fenómeno que acho delicioso e que engrandece em muito o PYHITH. Se não conseguem arranjar o álbum, procurem o single, que é o que eu tenho (não faço a menor ideia de como soa o resto do álbum mas com um single destes também não tenho grande vontade de conhecer... é que não gosto nada deste tema!). Arranjei a minha cópia na Cash Converters de Coimbra e sei que o digga também tem uma cópia arranjada cá por isso procurem isto. É que é um belíssimo break. Ora, confirmem lá!

BREAK DA SEMANATM : Ocean - Put your hand in the hand [audio].

Amanhã têm aqui o outro Break da Semana.