<$BlogRSDUrl$>
.

HitdaBreakz

5/29/2005

BREAK DA SEMANATM : COLDPLAY - IN MY PLACE


Image hosted by Photobucket.com
O responsável pelo Break da Semana... please stand up, please stand up, please stand up...

(calma... eu sei, Coldplay...)

Os breaks aparecem de onde a gente menos espera. No outro dia, estava a ouvir a Antena 3 e começa a tocar qualquer coisa e... "break!". A surpresa foi maior porque aquilo é um spot da Antena 3. Seria bem interessante fazer um tema com esse break como base, desde que cortássemos o "Antena trêeeeeees" que vem a seguir.

Mas a rádio dá-nos outros breaks também. Já falámos aqui do Streets of Philadelphia do Bruce Springsteen mas não é o único break mainstream que por aí anda no éter.

É que os Coldplay também decidiram entrar na galeria dos "here we are now... sample us" quando decidiram, neste seu último álbum, fazer eles próprios um break. E olhem, meninos, que o break nem é mau. É meio básico mas o facto de ter um hihat aberto dá-lhe alguma personalidade, para além de estar tão bem gravado (vive digitalmente!) que quase que se consegue ouvir o respirar do baterista, coisa que muitos poucos discos de funk conseguem fazer, de tão primitivos que eram os métodos de gravação comparados com os modernos sistemas Pro Tools e quejandos que pululam por tudo o que é estúdio profissional dos nossos dias.

No entanto, e na minha opinião, esse som sujo dos discos de funk é, ele próprio, uma das enormes vantagens dos breaks de funk.

Este Break da Semana é mais um exemplo académico para demonstrar que os breaks aparecem de onde menos se espera do que propriamente para pegarem nele e fazerem um beat (cuidado com os advogados! os Coldplay não samplarás sem chop chop chop). Serve para vocês manterem essas cabeças e esses ouvidos bem abertos e para não se viciarem apenas a comprar tudo o que seja minimamente ligado à soul e aos já conhecidos funk 45s.

Nunca se esqueçam que, desde o princípio, o hiphop não se construiu apenas com discos de puro funk mas antes com todo o tipo de discos de todo o tipo de géneros, do rock n' roll ao blues, do krautrock à pop. Os breaks mais conhecidos como o Mexican, o Apache ou o Trans Europe Express tinham, à primeira vista, muito pouco a ver com James Brown. Até que chegou Kool Herc, Bambaataa e os seus acólitos O segredo, a fórmula que eles desenvolveram, e que desde aí é por todos nós imitada, é descobrirem James Brown nesses discos.

Até os Coldplay podem ter 3 segundos de funk...

BREAK DA SEMANATM : COLDPLAY - In my place [audio]