<$BlogRSDUrl$>
.

HitdaBreakz

5/02/2005

BREAK DA SEMANATM: BULLET - THE HANGED MAN


Image hosted by Photobucket.com

Há uns anos (1998, por ser mais exacto), durante uma fase de absoluta paixão por todo o output de J. Saul Kane (como Depth Charge ou Octagon Man ou qualquer outro alter-ego que andasse a usar à época) comprei uma banda sonora para uma série policial de televisão dos anos 70 de título The Hanged Man. O disco era creditado a Bullet e apresentava uma fascinante colecção de temas instrumentais de jazz funk, pontuados por baixos pulsantes, metais carregados de suspense e teclados irrequietos. No entanto, e apesar de já ter tomado contacto à época com o mundo dos Library Records (via compilações como Bite Hard, que resumiam o mundo da DeWolfe, por exemplo), não fazia a mínima ideia de que este álbum, originalmente editado na budget label Contour, era simplesmente uma colecção de material editado anteriormente como Drama Suite Pt 1 na etiqueta de Library Music Themes. A ligação de J. Saul Kane com a banda sonora de The Hanged Man era simples: a reedição deste álbum clássico (lançado em 1975 pela Contour) aconteceu na sua DC Recordings, mas mais não era que um licenciamento da loja de Londres Intoxica (alguns dos discos mais caros deste universo podem encontrar-se nesta loja de Portobello Road).


Capa da edição na Contour

Muito bem, por trás da designação de Bullet escondia-se, na verdade, Alan Tew, nome destacado do universo das libraries. Tew era um daqueles músicos e arranjadores profissionais que gravou em inúmeros contextos e nos mais variados géneros, orquestrando, como acontecia com outros nomes basilares do universo das libraries, para nomes famosos como Dusty Springfield, por exemplo. Podem ler detalhadamente sobre o seu "output" aqui. No entanto, nenhum dos seus álbuns chega perto de The Hanged Man. Trata-se de música confeccionada em estúdio e despida de imagens mas que é tão evocativa que assentou que nem uma luva na série de televisão que a haveria de popularizar. Com baterias carregadas de swing e arranjos imaginativos que evocam automaticamente imagens de perseguições, becos escuros onde se organizam embuscadas, fugas por telhados da Grande Cidade, The Hanged Man respira classe em cada Fender Rhodes tocado em staccato. E são muitos. A DC editou ainda um maxi de remisturas a cargo do próprio J. Saul Kane como Depth Charge de título The Hanged Man Rehung.
Este álbum continua disponível e pode-se encomendar, por exemplo, aqui. Não hesitem. Trata-se de um dos grandes discos da década de 70, obviamente muito mais do que simplesmente um álbum com breaks. Mas ficam aqui um par de exemplos.


Capa da edição original como Drama Suite Pt1 na Themes

BREAK DA SEMANATM: BULLET- Road Runner [audio]
BULLET- The Spic [audio]
BULLET- The Peterman [audio]