<$BlogRSDUrl$>
.

HitdaBreakz

4/30/2005

KASHMERE STAGE BAND: ESCOLA DE FUNK (Funk Basics # 3)




Esta é uma das enormes vantagens das reedições: poder finalmente ouvir música sem ter que desembolsar cerca de 500 dólares por disco. E não é nenhum exagero - é simplesmente o contatar de um facto: é que os álbuns dos Kashmere Stage Band nunca tiveram tiragens superiores a 1000 exemplares e a sua distribuição era puramente amadora! Os Kashmere Stage Band são um nome lendário que depois de anos a serem segredados aos ouvidos dos mais reputados coleccionadores angariaram um reconhecimento mais alargado, muito graças ao esforço de Egon que escreveu sobre eles na Wax Poetics número 4 e que incluiu material da sua autoria tanto na histórica The Funky 16 Corners como na mais recente Cold Heat, duas compilações com selo da Stones Throw.

Mas quem eram os Kashmere Stage Band? Dirigidos por Conrad O. Johnson (de quem podem ler uma longa entrevista por Egon aqui!), os Kashmere Stage Band eram um colectivo de alunos de liceu que beneficiaram da longa tradição do ensino musical nas escolas públicas americanas. Fazendo um curto parêntesis aqui, é fácil perceber que a grandeza do legado musical norte-americano não se deve apenas a uma correspondência directa com a sua dimensão geográfica - o facto dos programas de ensino de música nas escolas serem de grande qualidade ajuda - e muito - a explicar o impressionante manancial de talento que esse país gerou ao longo das décadas. Só para se ter uma ideia, tanto o guitarrista Melvin Sparks como o organista Leon Spencer foram alunos de Conrad O. Johnson!!!



Entre 1969 e 1975, os Kashmere Stage Band gravaram 8 álbuns e 4 singles (conferir discografia incluída em baixo), todos eles recheados de versões para êxitos da época com o benefício de incluirem um reportório escolhido a dedo entre muitos standards de funk. Johnson ensinava aos seus alunos o rigor da disciplina colectiva, mas mostrava-lhes que essa disciplina se podia aplicar ao funk, sem dúvida a mais potente banda sonora daquela época. A partir de Houston, no Texas, os grupos comandados por Conrad ganharam inúmeros prémios por todo o país, cimentando a sua reputação de líder, professor e catalizador de talentos.

Recentemente, além das faixas compiladas por Egon nas já referidas compilações da Stones Throw e de uma aparição na não menos mítica Schoolhouse Funk (a compilação de Stage Bands dirigida por DJ Shadow), dois álbuns deste colectivo foram reeditados. Falo de Zero Point (72) e Out of Gas But Still Burning (74), reputadamente os dois melhores álbuns destas bandas de pequenos grandes músicos. Nesses dois álbuns, tudo - desde Gershwin a Dennis Coffey - é passado em revista com um balanço fora do comum. Na verdade, estes álbuns nem precisavam de estar pejados de breaks - e é verdade que os têm em número generoso - para serem perseguidos com afinco por todos os record diggers do planeta: é que ambos oferecem uma irresístível ementa de funk, tocada com um profissionalismo que disfarça plenamente a idade dos executantes. O facto de serem álbuns gravados com um som excelente - que até chega a destoar, pela positiva, dos standards da época - também ajuda ao seu estatuto lendário. Há temas incríveis para as pistas de dança, combustível quase inesgotável para produtores e, sobretudo, muita e grande música, orquestrada com rigor e bom gosto e executada com estilo e paixão. Não se pode pedir muito mais pois não? Façam a vocês mesmos o grande favor de investigar os álbuns todos da Kashmere Stage Band!



DISCOGRAFIA

LPs

Our Thing (1969)
Thunder Soul (1970)
Bumper to Bumper Soul (1971)
Zero Point (1972)
Live (1973)
Plays Originals (1974)
Out of Gas But Still Burning (1974)
Live in Japan (1975)

45s

Thank you/Pt2
Kash register/pt2
Get It Together/Gonna Love You Anyway
Spark Plugs/Houston is a Grand Old Town




Scorpio (retirado de Zero Point) (áudio)
Thank You Pt 1 (retirado de Zero Point) (áudio)
The Zero Point (retirado de Out of Gas...) (áudio)