<$BlogRSDUrl$>
.

HitdaBreakz

4/17/2005

DIGGA'S DIGGIN' CHART # 4


Mais um mês, mais uma diggin' chart. E serve o pretexto para avançar aqui algumas notas soltas.
Em primeiro lugar um pedido de desculpas formal pela interrupção das noites Funk Extravaganza. Estarão de volta em breve e em local renovado, servindo pois para colocar em prática todas as novas descobertas que se vão doumentando por aqui nestas charts.
E o mundo do audioblogging também se vai agitando por cá: o nosso leitor chêdas encontra-se a preparar a sua estreia neste mundo - que seja breve e auspiciosa! E depois avisa para colocarmos nos nossos links.
Finalmente, a chart - depois de tantos meses a queixar-me, devo dizer que as últimas semanas trouxeram algumas surpresas agradáveis. Os quinze discos aqui seleccionados são apenas a ponta do iceberg e muitos deles foram apanhados na Feira de Oeiras num lote que veio de uma antiga discoteca de Cascais! Divirtam-se.


OS ORIGINAIS DO SAMBA - Pra quê Tristeza (LP, RCA Victor, 1974)
Mais um álbum dos grandes Originais do Samba, e este já datado de 1974, o que não significa que o template de samba "hardcore" que evoca os gloriosos três dias de Carnaval seja abandonado. Belíssimo disco para quem gosta do género. Obrigado Dub!


THE JASON RYDER SOUND - Music From the Sensational Hair (LP, MFP, 1969)
A minha colecção de versões do Hair (confesso que tenho uma ligeira obsessão com o tema Aquarius...) vai aumentando, desta vez com este belo exemplar a cargo do colectivo de Jason Ryder na quase sempre surpreendente MFP. Belas versões de Aquarius, Walking in Space e Air!


THE SENATE - ... Le Piu belle Canzoni dei Beatles e dei Rolling Stones (LP, RCA, s/data)
As mais belas canções dos Beatles e dos Rolling Stones pelos escoceses The Senate numa luxuosíssima edição italiana, produto de uma passagem por Caneças! O lado dos Beatles é menos interessante que o dos Stones, onde há algumas versões dignas de respeito (e com algum groove injectado) para Paint it Black ou Jumpin' Jack Flash.


GEOFF LOVE - Big Western Movie Themes (LP, MFP, 1969)
Mais um Geoff Love para a já longa colecção da série Big Movie Themes. Depois de tomos dedicados ao terror, aos policiais e à ficção científica, acrescento agora ao lote esta colecção de temas do universo dos westerns. Belas versões para alguns clássicos de Morricone, como A Fistful of Dollars ou The Good the Bad & The Ugly. Vejamos quem saca primeiro!


AL CAIOLA - Sounds for Spies and Private Eyes (LP, United Artists, s/data)
Este álbum veio de uma passagem recente pela feira de Setúbal, como acho aliás que já por aqui tinha mencionado. Ambiente de suspense, num clássico do "crime jazz", como este género é conhecido. Grandes versões para temas como Man From Uncle, The Fugitive Theme, The Third Man Theme ou Goldfinger. Se andam à procura de Drama Stabs, com strings carregados de tensão, então não vão mais longe!


RUDY RAY MOORE - Eat Out More Often (LP, Kent, s/data)
Recuperação do lote de adições à colecção de 2004, este disco de Rudy Ray Moore é uma delícia, com conteúdo completamente pornográfico e até um break de bateria no tema You Could Be Ugly Too. Ray Moore, também conhecido por Dolemite, era uma espécie de Richard Pryor hardcore, que não conhecia o significado da palavra "insinuação".


JAMES BROWN - She's The One (12", Urban, 1986)
Lentamente, as reedições da Urban para alguns dos party bangers clássicos de James Brown vão encontrando o caminho para as minhas estantes. Este foi o mais recente, com o grande She's The One a ser alvo de uma remistura de Norman Cook. Incluiem-se ainda Cold Sweat, The Payback (novamente em versão de Norman Cook) e uma remistura não assinada para Give It Up or Turn It A Loose. Nice!


JOE BATAAN - Mestizo (LP, Salsoul, 1980)
Joe Bataan é um grande nome do ponto de intersecção entre a história do funk e dos grooves latinos. Ele está de volta este ano com um grande, grande álbum na Vampi Soul que teve produção do mesmo Gabriel Roth que descobriu Sharon Jones. Neste álbum de 1980 para a Salsoul já se sentia a pressão do nascimento do Hip Hop, nomeadamente em temas como Rap-O-Clap-O. Fantástico!


CJ LEWIS - Best of my Love (12", Black Market International, 1994)
Mais um maxi que em tempos deve ter animado a pista da discoteca Alô Alô em Cascais, pelo menos a julgar pelo autocolante na capa. Mais um maxi a quedar-se pelos 50 cêntimos. Mais uma pequena bomba. Com assinatura de Salaam Remi (que produziu, por exemplo, os Fugees) e trabalho de teclados do grande Weldon Irvine, isto é um pequeno pedaço de Hip House, com o ragga de CJ Lewis a dominar as operações. Serve...


CHILL ROB G - Power Jam (12", Wild Pitch, 1990)
Pois é: foi aqui que os Snap foram buscar o clássico You've Got The Power que tantas pistas agitou no início dos anos 90. Chill Rob G na clássica Wild Pitch com produção de Mark The 45 King? Yeeeeeeees pleaaaase!


TONE LOC - I got it goin on (12", Delicious Vinyl, 1989)
Tone Loc é outra das velhas glórias do Hip Hop de finais dos anos 80. Este não é o clássico Wild Thing nem sequer Funky Cold Medina, mas serve como amostra de um tempo em que o Hip Hop arrasava pistas em todos os cantos do globo!


DE LA SOUL - Millie Pulled a Pistol on Santa (12", Tommy Boy, 1991)

DE LA SOUL - Eye Know (12", Tommy Boy, 1989)
Palavras para quê? São dois clássicos maiores de um grupo incontornável na história do Hip Hop, ainda por cima carregados de remixes feitas à dimensão das pistas da época. No maxi Eye Know está mesmo incluída a remistura Know It All Remix (áudio)que O-Dub mencionou recentemente no seu blog Soul Sides!


REDHEAD KINGPIN - Get It Together (12", Ten Records, 1991)
Mais um nome básico do Hip Hop dos anos 80, aqui num momento de puro Hip House (e este revival que nunca mais arranca, hein...?) com remisturas de Teddy Riley e Jazzie B com Nellee Hooper (dos Soul II Soul). Argumentos mais do que suficientes.


KING BRITT - The Reason (12", Columbia, 1996)
Faltava-me este maxi do primeiro disco do projecto Sylk 130 de King Britt. Faltava-me e agora já não falta. Vocais de Bahamadia, remisturas de Mood II Swing para o clássico When The Funk Hits the Fan. Que mais pode um homem querer?