<$BlogRSDUrl$>
.

HitdaBreakz

3/25/2005

ORIGINAL OU REEDIÇÃO VOL. 1 - MAIN SOURCE - BREAKING ATOMS


Image hosted by Photobucket.com
Esta vai ser o primeiro de muitos posts para vos ajudar a distinguir entre discos originais e discos reeditados. Todos nós, que compramos vinil, sabemos que o mercado das reedições está em alta e que, com a tecnologia cada vez mais precisa, se anda a tornar muito mais difícil distinguir entre o que é um original e o que é uma reedição. No entanto, por vezes, há pequenas diferenças entre uns e outros que nos podem ajudar a poupar pequenas fortunas.

Enquanto consumidores de música, ao longo dos anos, temos recebido pequenos truques de outros fanáticos por vinil para nos ajudar a comprar de forma mais esclarecida. É também em forma de agradecimento a todas essas pessoas, sejam eles anónimos em fóruns que responderam a perguntas nossas ou sejam eles sites como o infelizmente desaparecido Fakin' the funk na Spinemagazine, que esta nova série aparece no HdB.

É também em forma de homenagem ao Fakin' the funk (que me poupou à vontade centenas de dólares) que vamos começar a série com o Breaking Atoms. Não é por acaso que o digga e muitos como ele colocam este álbum s-e-m-p-r-e naquelas listas dos álbuns fundamentais do hiphop. "Lá em cima com o Mecca & the Soul Brother [do Pete Rock & CL Smooth] ou o The Cronic [do Dr. Dre]", diz, e bem, a Rap Reviews, que lhe dá um 10 em... 10. Deram espaço ao Large Professor e ele ocupou-o todo, graças a Deus. Se não conhecem isto, procurem isto, a sério. E aqui aproveito para agradecer ao digga o facto de mo ter indicado.

Mas do som, acho que o álbum vai falar por si (e com temas como Looking at the front door ou o como-é-que-ele-fez-aquilo-com-tão-pouco Snake Eyes ou a coprodução com o Pete Rock em Vamos a rapiar ou um Nas novinho a mandar umas rimas, não vai ser difícil o álbum gritar as palavras "isto é tão tão bom"). Por isso, o motivo deste post é apenas e só o ajudar a esclarecer se a cópia que tens ou que vais comprar do Breaking Atoms é um original ou, por outro lado, uma reedição. É que um dos maiores clássicos do hiphop tinha de ser reeditado, já que os originais, para além de raros, andam com preços complicados para as bolsas dos fãs.

E é exactamente para que não compres gato por lebre que aqui vai explicada a diferença entre um original e uma reedição. Com os originais a andarem, com sorte, na casa dos 100 euros e com as reedições a custar o preço de tabela de um vinil (entre 15 e 30 euros, consoante o país), há muita gente que se aproveita do facto de a reedição ser "exactamente" igual para ganhar dinheiro de forma errada.

Uma das maneiras mais habituais para distinguir um original de uma reedição é o código de barras. É assim que muitas reedições de coisas dos anos 70 são "apanhadas". No entanto, e com o Breaking Atoms a sair em 1991, não vai ser por aqui que vamos distinguir uma cópia verdadeira de uma reedição. Como então?

Bom, o truque, se é que o podemos chamar de truque, está no endereço na parte de trás da capa. Se o endereço for este - 231 West 29 Street, NY, NY 10001 - temos um original. Mas se o endereço for este - PO BOX 3482, Grand Central Station, NY, NY 10163 - estamos perante uma reedição. Parece pequeno o pormenor mas faz toda a diferença : a reedição é dos finais dos anos 90 e custa menos, no mínimo, 70 euros.

NOTA : O Break da Semana vai sair amanhã.