<$BlogRSDUrl$>
.

HitdaBreakz

3/24/2005

MÚSICA PARA CINEMA # 5 - JOHNNY PATE: SHAFT IN AFRICA




Quando se pensa em Shaft pensa-se, obviamente, em Isaac Hayes. E ainda bem porque Hayes assinou na banda sonora de Shaft o molde perfeito a partir do qual tantas outras bandas sonoras de filmes de blaxploitation foram feitas. Claro que ao elegermos para o (já há muito devido) quinto volume da série Música Para Cinema esta banda sonora de Shaft In Africa assinada pelo grande Johnny Pate parece que estamos a descurar o trabalho inaugural de Hayes. Nada disso. Estamos simplesmente a partir do princípio que já todos conhecem a banda sonora do primeiro Shaft e a guardar Isaac Hayes para um futuro Funk Basics ou para uma abordagem de maior fôlego aqui pelo HdB.

O herói John Shaft teve três encarnações no cinema. A original, que todos conhecemos, a primeira sequela de título Shaft's Big Score (que teve a particularidade de ter a banda sonora assinada por Gordon Parks, que foi igualmente o realizador do filme!) e, claro, este Shaft In Africa cujo score foi entregue a Johnny Pate.

Pate era (e é ainda, aos 82 anos) um verdadeiro profissional da música. Baixista de formação, Johnny Pate começou nos anos 40 a trabalhar com o violinista Stuff Smith ainda na sua nativa Chicago. Nos anos 50, Pate já conduzia o seu próprio destino com um grupo de jazz com quem gravou, em 1956, o clássico Johnny Pate Live at The Blue Note. Em 1958, Pate assinou mesmo um hit com Swinging Sheppard Blues que escalou o top de R&B da Billboard até ao número 17. Foi nesta época que começou igualmente a trabalhar como orquestrador, sendo o seu primeiro trabalho de nota num álbum do saxofonista James Moody. Nos anos 60, Johnny Pate começou a aproximar-se do universo da pop e tocou em discos das Staple Singers e de Sam Cooke. Neste período, Pate pagou igualmente a renda de casa através do seu trabalho para a Okeh, casa de muitos clássicos de northern soul, como Major Lance ou Walter Jackson, nomes cujos discos ajudou a orquestrar. A sua experiência e competência nesta área levou-o a trabalhar com gente tão distinta como Shirley Horn, BB King, Monty Alexander, Phil Woods, Wes Montgomery ou Jimmy Smith. Mas, de certa forma, o seu trabalho com Curtis Mayfield e os Impressions haveria de o marcar. Tanto que acabou por colaborar na banda sonora do outro grande clássico da blaxploitation que foi Superfly!

Nos anos 70, elevar a carreira significava quase sempre dar um pulo até Hollywood e por isso é de certa forma natural encontrar Johnny Pate no mundo das bandas sonoras nesta época. Além de Shaft In Africa, Johnny Pate assinou ainda scores para Brother on The Run, Bucktown e Dr. Black & Mr Hyde. Mas este trabalho em Shaft in Africa é talvez o mais marcante da sua carreira.

Além do clássico Are You man Enough, cantado pelos Four Tops, este álbum inclui diversas passagens instrumentais carregadíssimas de groove, com Pate a traduzir África nos arranjos com elevadas doses de percussão em perfeita ebulição, o que garante grandes breaks e funk a escorrer da cada nota. Mestre a gerir a tensão de cada tema, Pate consegue traduzir na perfeição a acção no ecrã para um score vibrante e intenso que pode inclusivamente causar estragos em pista de dança.

Recentemente, algumas compilações e reedições recolocaram o génio de Johnny Pate no mapa. Bandas sonoras como Shaft in Africa e Brother on The Run já foram reeditadas e até mesmo Bucktown conseguiu finalmente uma edição em vinil, depois de anos e anos de raridade absoluta. A minha cópia de Shaft In Africa é original e já há muitos anos que repousa na minha colecção. É que depois de ter descoberto este universo com Shaft de Isaac Hayes e Superfly de Curtis Mayfield não descansei enquanto não arranjei igualmente Shaft's Big Score e este Shaft in Africa. A paixão por este universo nunca mais esmoreceu. Um dia destes mostro por aqui alguns dos outros exemplos dos scores de filmes da blaxploitation impressos em vinil que existem na minha colecção. Para já, no entanto, a vossa missão é clara: ouçam esta música porque é grande, pertinente e intensa!

Johnny Pate - Shaft in Africa (LP, ABC, 1973)

Shaft in Africa soundtrack samplada por:

Beatnuts's "It's Da Nuts"
Cookie Crew's "Born this Way"
Diamond D's "Best Kept Secret"
Dismasters's "Black and Proud"
Naughty by Nature's "The Hood Comes First"
Ras Kass's "Rasassination"
Tony Scott's "Get Into It"
Tuff Crew's "Soul Food"