<$BlogRSDUrl$>
.

HitdaBreakz

3/01/2005

DISCOS : JANEIRO E FEVEREIRO 2005


Já lá vão 2 meses em 2005 e chega a altura de se fazer um pequeno balanço sobre alguns discos que ouvi e que me têm despertado total atenção.



MADLIB - Mindfusions vol. 1 e 2 (Mindfusion Japão)


ROOTS MANUVA - Awfully Deep (Big Dada)

Para aqui estarem a ler estas linhas, estes dois nomes têm de vos dizer algo.

No primeiro caso (e porque nunca é demais falar dele) temos dois mixcds do Madlib, editados no Verão do ano passado mas que só agora me chegaram às mãos. O volume 1 é uma mistura de temas exclusivos e remisturas de Madlib. O volume 2 contém temas de nomes caros a todos os amantes de música, nomes como Elvin Jones, Johnny Hammond, Marcos Valle, Pharoah Sanders, Patrice Rushen ou Duke Ellington.

No segundo caso, temos novo trabalho deste senhor da música. O nome fala por si. Mas a música fala mais alto.



JEFF BENNETT'S LOUNGE EXPERIENCE - Ancient Keys (Deeplay)
Se calhar demasiado loungey para os nossos tempos, vacinados que estão ao downtempo e quejandos. E deve ter sido exactamente isso que pensou Bennett quando decidiu meter o nome dele antes de Lounge Experience. “Talvez assim oiçam o disco”. E acertou, foi o nome dele que me levou a arranjar o disco. Vindo do universo de onde vem (o tech house), neste disco Bennett pode explanar melhor muitas das suas influências, sejam elas o dub ou música mais exótica. Noutros tempos era um disco interessante daquilo a que chamam chill out. Hoje será, infelizmente, descartado à partida (ao preconceito...). Ou não?



JUSTUS KOHNCKE – Dopelleben (Kompakt)
As melodias de Kohncke no seu mais recente longa duração para a alemã Kompakt, levando cada vez mais longe, na house (não tanto nos temas não-house do álbum) o que é possível fazer no campo da harmonia. Dava era um belíssimo EP. Oops, já deu dois e ambos essenciais.



MR. FLASH – Monsieur Sexe (Ed Banger)
Com uma capa que me fez logo lembrar o disco erótico do Mort Garson, esta compilação pela pequena nova sensação no hiphop francês, Mister Flash, é uma soberba mistura de temas obscuros de música francesa, Gainsbourg e afilhados do Gainsbourg, conversas e alguns originais do Mister Flash. O fio condutor e comum aos temas é apenas um : sexo. E o gimmick vai tão longe quanto isto : foi lançado, pela ubercool Ed Banger, para o mercado a 14 de Fevereiro. Dava uma bela prenda para a namorada, se a tivesse conhecido mais cedo (à compilação, claro).



ATMOSPHERE – Headshot Se7en (Rhymesayers)
Compilação de temas antigos (e bastante raros) do Atmosphere que estavam apenas disponíveis em cassete. Não é uma compilação apenas e só destinada aos completistas que tenham os outros volumes e queiram ficar com a numerologia correcta - é bem válida.

EDIT (9 Mar) : Podem encontrar uma descrição mais pormenorizada deste disco no sempre excelente blog O Som e a Fúria.


VAKitsune X (Kitsune)
Compilação que segue, de uma forma mais aprofundada, a direcção musical das anteriores reuniões de temas da editora francesa Kitsune (Kitsune Love e Kitsune Midnight). Como as outras, a coerência é fundamental para que o resultado final da compilação seja o mais uniforme possível. Basta ouvir as faixas todas de seguida para que seja perfeitamente visível esta atenção à coerência na selecção dos temas. Esta Kitsune X contém temas de Manhead, Joakim, Mogs, Post no bills (ou monsieur Trevor Jackson), Captain Comatose, entre outros - todos eles nomes maiores numa aposta segura num caminho musical de recuperação de sons que habitam nos anos 80, sem, no entanto, se furtar em adicionar o futuro.