<$BlogRSDUrl$>
.

HitdaBreakz

3/01/2005

CONFIRMA-SE




Confirma-se o que foi dito aqui. O DJ Shadow sempre fez esta remistura para os Keane. "Vendido!", gritam os puristas. "Todos temos de pagar contas", gritam os acólitos. O que interessa nisto tudo nem é um nem outro pensamento. O que interessa mesmo é o facto de que a remistura não está tão má como à primeira partida se podia ter pensado, ouvindo o mp3 que tinha sido dado a ouvir. E principalmente para algo feito tendo como ponto de partida a musicalidade dos Keane, grupo que, sinceramente, nada me cativa.

Admito, no entanto, que não era algo que, enquanto fã, esperasse. Não tanto por serem os Keane mas mais pela radical mudança do som djshadowiano que é ali operada. E sim, não me enche totalmente as medidas : acho que o DJ Shadow longe da palette de sons a que nos habituou perde um pedaço da genialidade que já demonstrou ter. Principalmente se a palette actual for esta electrónica insípida e sem qualquer capac...

"Oh dub, pára lá com essas críticas negativas. Vocês fãs são todos a mesma coisa. Eu já não tenho 20 anos e ando sempre à procura de coisas novas enquanto vocês exigem que tenha sempre esses 20 anos e que faça sempre a mesma canção, mas os vossos gostos podem sempre evoluir. Chega de samplar cenas obscuras que mais ninguém conhece a não ser eu. Já fiz isso e, sinceramente, cheguei ao fim da estrada."

Ok, mas tens de ver que estás a fugir completamente ao som hiphop a que nos habituaste. Nem é a questão dos samples. Dentro do hiphop, há muito ainda para descobrir, seja usando samples seja tocando instrumentos, para levar a bom porto. Rumos que, tendo sido abertos pelo próprio hiphop ou por outros géneros a que o hiphop vai buscar alimento, são perfeitamente passíveis de serem desenvolvidos ainda mais, usando e abusando das técnicas e dos argumentos do hiphop.

"Pois, mas é disto que eu gosto agora."

Tu, meu caro, és grande no hiphop, dos maiores. Na electrónica que andas a tentar abraçar (e lamento dizer isto a um herói pessoal), há muitos capazes de fazer coisas bem melhores do que aquilo que demonstraste neste single.

"Dub, é só um single. Deixa-me desenvolver o meu som e verás."

Sim mas já no Monossylabik tinhas feito algo meio warpiano e... Olha, benefício da dúvida. Cá estarei.