<$BlogRSDUrl$>
.

HitdaBreakz

3/14/2005

BREAK DA SEMANATM : HERMAN KELLY & LIFE - DANCE TO THE DRUMMER'S BEAT


Image hosted by Photobucket.com

E o Break da SemanaTM pode chegar atrasado, mas não falha. Esta semana sugerimos um clássico maior do que a vida que todos os B-Boys dançavam com fervor nos tempos em que o Hip Hop começava a dar os seus primeiros passos. O facto de Percussion Explosion ser um álbum de 1978, editado portanto quando as festas no Bronx já se encontravam em plena carburação, deve ter contribuído para o seu estatuto de clássico. E não é difícil imaginar Afrika Bambaataa e a sua presença imponente por trás dos pratos, a dar discos para Jazzy Jay cruzar com classe para uma multidão ávida de breaks. E quando o momento chegava, quando a festa já estava em perfeita ebulição, Bambaataa devia curvar-se sobre a sua crate, retirar com cuidado a sua cópia de Percussion Explosion de Herman Kelly & Life, chamar a atenção de Jazzy Jay e indicar-lhe o ponto do vinil em que as espiras assumiam uma cor ainda mais negra, revelando assim o ponto em que o Break explodia. E se a casa não vinha abaixo naquele momento, então era porque todos os presentes na festa estavam em cadeiras de rodas ou com muletas!

Gravado entre o Rio de Janeiro e Miami, este Percussion Explosion é um fabuloso álbum que além desse enorme clássico que é Dance to The Drummer's Beat inclui ainda o arrasador Who's the Funky DJ, tema que, por causa do título repetido durante a música até à exaustão, era usado por todos os DJ's da época como uma espécie de emblema para os seus sets.

Este álbum pode enfim relançar o debate já recorrente aqui no HdB sobre as reedições. Se não fossem estas reedições, não poderia ouvir Percussion Explosion em vinil e nem sequer poderia usar este álbum nos sets dos Loop:Diggaz (que no próximo dia 25 regressam ao Mercado, na Rua das Janelas Verdes, em Santos). Claro que o facto de possuir uma reedição nunca me faria voltar a cara a um original que porventura pudesse surgir no terreno. É que mesmo que fosse uma cópia estourada, poderia ao menos pensar que tinha na mão um pedaço de história. Enfim, um disco editado em Miami em 1978 que foi um hit apenas em círculos muito reduzidos tem poucas probabilidades de ter vindo parar a Portugal. Por isso mesmo, nada como aproveitar a reedição. E agarrar definitivamente um clássico de enorme fôlego que transporta no seu break o código genético de uma revolução. Assim mesmo!

BREAK DA SEMANATM

HERMAN KELLY & LIFE - Dance To The Drummer's Beat [audio]