<$BlogRSDUrl$>
.

HitdaBreakz

3/05/2005

BREAK DA SEMANATM : BRUCE SPRINGSTEEN - STREETS OF PHILADELPHIA


Image hosted by Photobucket.com

Depois de alguns breaks mais complicados de arranjar (temos consciência que não há Bwanas em todas as Cash Converters), vamos a um break sobejamente conhecido por toda a gente que se lembra dos anos 90 (100 por cento dos nossos leitores?).

E este não é um break qualquer. Em primeiro lugar, é um break do Boss, o que, por si só é um feito. E depois, é o único break que conheço que recebeu um Oscar. No entanto, isto não é a última palavra e ninguém melhor que o digga para tirar estas dúvidas que relacionam música e cinema.

Estamos, claro, a falar dos (ainda) alguns segundos de som puro e directo da bateria que antecedem a entrada daquele acorde que dá corpo ao Streets of Philadelphia, canção de Bruce Springsteen que marcou o ano de 1993, não só nos Óscares mas também nos Grammys, nos tops e nas playlists das rádios de todo o mundo. Foi também um marco na carreira já longa do Boss : é o seu ponto de reentrada no sucesso mainstream a que estava habituado e que os dois anteriores álbuns simultâneos (Human Touch e Lucky Town), apesar de andarem nos tops por algum tempo, não lhe deram e o remeteram à ingrata categoria de has-been.

O filme a que Streets of Philadelphia dá voz é o blockbuster Philadelphia, a comovente batalha legal entre um advogado homossexual com SIDA e a sociedade de advogados que o discrimina por isso. Com Tom Hanks e Denzel Washington nos papéis principais, o Óscar de melhor filme que recebeu, apesar de não ser um imediato selo de qualidade, demonstra bem o impacto que o filme teve na sociedade que o acolheu, ainda meio imatura na sua relação com uma doença que não compreende e da qual desconhece (ou faz por desconhecer) as implicações físicas, psicológicas e sociais daqueles que dela padecem.


BREAK DA SEMANATM

BRUCE SPRINGSTEEN - Streets of Philadelphia [audio]