<$BlogRSDUrl$>
.

HitdaBreakz

3/12/2005

3/4? 4/4? 6/8? O/QUE/SIGNIFICA?


Image hosted by Photobucket.com

Para qualquer músico de Conservatório, isto é a página 1 do livro 1 do ano 1. É o básico. Sem isto, tudo o resto não faz sentido? Poliritmos? Esqueçam se não souberem a diferença entre um 3 por 4 e um 4 por 4.

A música de hoje é, na sua grande maioria, em quatro por quatro. É intuitivo, é o que melhor conhecemos. Pensem em qualquer música feita desde o ano em que nasceram, o mais provável é que esteja em quatro por quatro. Mas nem todas estão neste ritmo mágico que é tão nosso conhecido. Há géneros que são muito conhecidos por manipular os ritmos, géneros como o jazz e o rock progressivo. Há, também por isso, a ideia de que tocar fora do 4/4 significa fugir à normalidade, aos conceitos estritos da música pop. "Não se deve fazer pop fora do 4/4" - e como isto funciona como uma regra silente, quase unanimemente cumprida... A razão até parece aparentemente simples : a música moderna, também porque está tão ligada ao funk e à cultura da música que nos faz dançar (o funk era, quase em absoluto, em 4/4), está muito ligada à intuitiva matemática do cérebro humano. É que o corpo humano dança em 4/4. Toquem um 3/4 e o corpo hesita. Quanto é que disto é feito por habituação, não faço a menor ideia. Mas contra factos...

O hiphop, por estar tão ligado à cultura popular, não é um género que se expanda muito para fora do 4/4. Houve até um músico de jazz que dizia "como é que o hiphop pode ser revolucionário se é em 4 por 4?". Mas o rock também é basicamente em 4 por 4 e ninguém nega que haja revolução musical aquando do seu aparecimento. E está a acontecer com o hiphop aquilo que aconteceu com o rock: evolução. Já não é tão anormal quanto isso encontrar temas de hiphop fora do 4 por 4. E encontramos exemplos desses em pessoas tão diferentes como o Jay-Z, o DJ Shadow, a Aaliyah ou os Outkast.

Tinha de ser assim : num género, como o hiphop, que faz da samplagem de sons de outros géneros uma das suas principais características, é normal que tais samplagens impliquem também samplar o ritmo em que os temas estão. Assim, se o hiphop samplar um tema dos King Crimson, o mais provável é que não esteja em 4 por 4. Mas não é só assim que isto funciona, há quem o faça ao contrário : pegando em breaks que estão em 4/4 e tornando-os, através de um minucioso trabalho na MPC, em algo diferente. O DJ Shadow, um dos mais criativos músicos de hiphop neste aspecto, pega em breaks que estão em 4 por 4 e transforma-os em 7/8 (oiçam o Napalm Brain e o Changeling para observarem do que estou a falar).

Para vos ajudar a compreender melhor todo este universo, deixo-vos uma discussão [link] num dos melhores fóruns na Internet (em todos os sentidos), o fórum de diggin' da Soulstrut. Porque é uma discussão cheia de exemplos e de gente muito informada, é mesmo de aproveitar.