<$BlogRSDUrl$>
.

HitdaBreakz

2/03/2005

NOVIDADES DIGITAIS PARA DIGGERS EMPOEIRADOS


E como nem só de vinil vive o homem (embora não o possamos dispensar, nem num post com a palavra "digital" no título, como se poderá ver já abaixo), eis algumas sugestões de consumo de outros formatos que poderão dizer muito até ao digger mais convicto.

KEEPINTIME: A LIVE RECORDING DVD & CD



B+, fotógrafo bem conhecido da zona da Bay Area, é um espírito aventureiro. Por isso, há um par de anos, decidiu juntar num loft alguns bateristas históricos de funk e três DJ's da nova geração do Hip Hop. O resultado foi um curto documentário de 10 minutos a que chamou Keepintime: Talking Drums & Whispering Vinyl, com os bateristas Paul Humphrey, James Gadson e Earl Palmer e os DJ's Babu, J. Rocc e Cut Chemist. Comprei a cópia em VHS das mãos do próprio B+ quando apanhei DJ Shadow ao vivo em Manchester, há um par de anos (foi ele que financiou a produção desse curto documentário). Nessa digressão de promoção a Private Press, Shadow usava esse filme de 10 minutos como introdução ao seu espectáculo. E nele se redescobriam as afinidades entre funk e hip hop.
A ideia de B+ foi entretanto levada mais longe com Keepintime: A Live Recording. Partindo da base lançada no seu primeiro filme, B+ juntou num palco de Los Angeles Paul Humphrey, James Gadson, Derf Reklaw, Babu, J. Rocc, Cut Chemist, Madlib, DJ Nu-Mark e Shortkut para uma autêntica festa de celebração dos laços que unem o passado ao presente, o funk ao Hip Hop. O resultado desse espectáculo foi documentado e surge agora editado num DVD que além do filme original e do concerto contém uma série de outro material extra (incluindo, entre outras coisas, o clip para Midnight in a Perfect World de DJ Shadow e discografias dos envolvidos no projecto). O DVD traz ainda um CD áudio a acompanhar o package com remisturas ou material original inspirado na experiência Keepintime de gente como Charlie Dark (dos Attica Blues), DJ Shadow, Madlib, Cut Chemist, Nobody ou King Britt, entre vários outros. Algum desse material existe igualmente em vinil. De um planeado típtico em rodelas pretas foram já editados dois volumes, cujas fotos encontram aqui em baixo.




STONES THROW 101 DVD & CD



Também a Stones Throw editou recentemente um DVD+CD que ajuda a assinalar a ultrapassagem da barreira de edição de 100 títulos no seu catálogo. Fica aqui um excerto de um texto que escrevi para o Blitz a propósito deste DVD:

(...)uma bola de neve, que o DVD/CD “101” agora documenta, com dezenas de edições significativas que, cada uma à sua maneira, contribuíram para fazer da Stones Throw uma editora com um pedigree invejável.
O DVD incluído neste lançamento reúne vídeos que nunca ninguém viu, para trabalhos de gente como Madlib, Madvillain, Breakestra, Rasco ou o novo menino prodígio da electrónica Koushik. E o CD é uma espécie de “set” de DJ de Peanut Butter Wolf com quase meia centena de títulos com obras de gente como Quasimoto, Cut Chemist, Percee P, Stezo, Stark Reality ou Egon coladas com a precisão de quem entende a música como um contínuo devir entre passado, presente e futuro.
E apesar do brilho alcançado com os primeiros 100 lançamentos – com uma atenção preciosa dada aos detalhes e à riqueza do packaging de muitos títulos lançados exclusivamente em vinil – é no futuro que se pode encontrar a mais valia da Stones Throw que para 2005, como poderão comprovar na entrevista aqui ao lado, já promete novos lançamentos de Quasimoto, um novo projecto de jazz assinado por Madlib de título Sound Directions ou, claro, da confirmação da força por trás do nome Koushik. Venham mais 100!


HARMONIC 33 - Music For Film, Television and Radio, Vol. 1 (CD)



Os Harmonic 33 são um ultra-interessante projecto de Mark Pritchard, nome com carreira que já passou pelos Jedi Knights e Global Communications e que também editou recentemente como Troubleman. Pritchard, a solo ou com Tom Middleton, é hiper-activo e possui muitos mais alter-egos. O projecto Harmonic 33 tem vindo a desenvolver-se desde que em 1998 começou a registar o material editado em 2000 no Kaleidoscopic Sounds EP. Entretanto, editou o álbum Extraordinary People e agora, com selo da Warp, chega a Music For Film, Television and Radio Vol. 1. Com óbvia inspiração na Library Music e nas experiências efectuadas em catálogos como a KPM ou Music DeWolfe, o novo álbum de Harmonic 33 mantém o sampling e o contexto Hip Hop como ponto de partida para explorações imaginativas, desta vez ao universo da Library Music, depois de ter andado algum tempo fascinado com texturas mais lounge. Este álbum existe obviamente disponível em vinil, mas de acordo com o site da Warp a edição analógica tem apenas metade das faixas disponíveis em CD. Por isso, não há que hesitar: a escolha vai mesmo para o formato digital.

CHRIS JOSS - You've Spiked (CD)



Neste caso, a escolha entre o formato digital e o analógico (que suponho que exista, tratando-se de uma edição da ESL dos Thievery Corporation) é meramente casual. Foi o CD que me veio parar ás mãos e é dele que vou falar. You’ve Been Spiked é a viagem no tempo do produtor francês Chris Joss até á época em que as guitarras soavam cristalinas e podiam ser embaladas por cítaras, em que as linhas de baixo eram pulsantes, as baterias geriam breaks atrás de breaks e os Hammonds faziam suar qualquer um que se aventurasse na pista de dança. You’ve Been Spiked é um espantoso cocktail de funk, lounge, boogaloo e go-go que remete para as bandas sonoras dos filmes de espionagem dos anos 60, sendo perfeitamente fiel à época em que a palavra “groovy” descrevia quase tudo! Chris Joss, a julgar pelo material incluído em You've Been Spiked, deve possuir uma invejável colecção de vinil e não se escusa a dar-lhe uso, filtrando-a através do seu sampler.