<$BlogRSDUrl$>
.

HitdaBreakz

2/09/2005

JIMMY SMITH HAS LEFT THE BUILDING




De acordo com um post no blog Soul Sides, o lendário organista de jazz Jimmy Smith, um dos pilares do mítico Hammond B3, faleceu. Jimmy Smith é uma das minhas mais antigas paixões no campo do jazz, um homem cuja visão dos Blues sempre foi insuflada de enorme sofisticação, que trabalhou com grandes arranjadores, como Oliver Nelson ou Lalo Schifrin, e que soube usar a música popular do seu tempo como paleta para as suas generosas invenções musicais. Jimmy Smith gravou abundantemente e abriu caminho para inúmeros outros organistas que seguiram as suas pisadas. Segundo o Soul Sides, que se apoiou em informações dadas pelo manager do músico, Jimmy Smith deve ter morrido calmamente durante o sono, durante o dia de ontem.
Grande parte da sua discografia, dada a sua popularidade enquanto gravou para etiquetas como a Verve ou a Blue Note, é relativamente fácil de encontrar e isso ajuda a explicar a quantidade de samples de obras suas encontradas em discos clássicos de Hip Hop. Fica aqui uma lista com alguns dos mais significativos momentos em que o Hip Hop usou a música de Jimmy Smith para encontrar o seu próprio groove:

Who's Afraid of Virginia Woolfe: (Verve 1964)
* "Who's Afraid of Virginia Woolfe (Part 2)"
GangStarr's "No More Mr. Nice Guy"

In a Plain Brown Wrapper: (Verve 1971)
* "Number One"
DJ Shadow's "In/Flux"

Root Down, Jimmy Smith Live!: (Verve 1972)
* "Root Down (And Get It)"
3rd Bass's "Steppin' to the A.M."
Beastie Boys's "Root Down"

Black Smith: (Pride 1973)
* "I'm Gonna Love You Just a Little More, Babe"
A Tribe Called Quest's "Push it Along"
Beastie Boys's "Professor Booty"
Kool G Rap's "Edge of Sanity"

Unfinished Business: (Mercury 1978)
* "8 Counts for Rita"
DJ Shadow's "The Number Song"

Smith, Jimmy & Montgomery, Wes
The Dynamic Duo: (Verve 1966)
* "Baby it's Cold Outside"
De la Soul's "Skip to My Loop"

Futher Adventures of. . .: (Verve ?)
* "Mellow Mood"
Quasimoto's "Low Class Conspiracy"


Estas são as capas dos álbuns de Jimmy Smith - em vinil - que se encontram na minha colecção. Importa saber que guardam música carregada de alma e história. Música com que Jimmy Smith conquistou o tempo, transformando-se num marco que tão cedo não desaparecerá. Até sempre, Jimmy!