<$BlogRSDUrl$>
.

HitdaBreakz

2/26/2005

BREAK DA SEMANATM: SUGARMAN THREE - TURTLE WALK




Este lado B de um single na mítica Desco Records, datado de 1999, tem uma longa história que começa algures no início dos anos 90, em França. Nessa época o mundo dos clubes que não alinhava os seus ritmos pelo domínio planetário do House vivia imerso no legado da cultura Rare Groove a que decidiu chamar-se Acid Jazz. Mas em França, Philip Lehman e Gabriel Roth sentiam-se mais próximos do pulsar mais primal do funk e por isso dedicavam o seu tempo a editar umas fabulosas compilações bootleg de título Pure que reuniam raridades de funk que os seus skills de coleccionadores lhes iam permitindo localizar. Eventualmente, a sua paixão pelo funk falou mais alto e em meados dos anos 90, Lehman e Roth mudaram-se para Nova Iorque e não demorou muito tempo até darem o passo seguinte criando a Desco Records. Durante a sua curta vida, a Desco editou vários álbuns e singles, esbatendo as barreiras entre o som vintage e o som contemporâneo ao dar voz e espaço a uma série de projectos de funk e derivados que começavam a despontar, incluindo os Sugarman Three do saxofonista Neal Sugarman. Na Desco, algumas reedições (como foi o caso do clássico de Library Funk de Nino Nardini & The Soul Riviera Group) confundiam-se com material original, gravado e embalado em Brooklyn para se parecer com discos que poderiam originalmente ter sido editados algures entre o Smalltown, Alabama e Lagos, Nigéria, nos anos 70. Foi o caso do álbum dos "nigerianos" Daktaris que se revelou serem afinal os Antibalas Afrobeat Orchestra.

Foi neste ambiente, de recuperação de uma série de valores do passado, que os Sugarman Three floresceram, gravando dois álbuns para a Desco. Este Turtle Walk, versão de um clássico de Lou Donaldson, é retirado do seu segundo álbum para a Desco, Soul Donkey, de 1999, editado um ano antes dessa editora fechar as portas.

Neal Sugarman associou-se então a Gabriel Roth para formar a Daptone Records que editou o álbum de Sharon Jones de que falámos ontem. E já na Daptone, os Sugarman Three editaram um terceiro álbum, Pure Cane Sugar, que marcou o seu abandono de um som mais íntimo do Boogaloo para se aproximarem ainda mais do funk cru dos primórdios. Entretanto, Philip Lehman, o sócio de Roth na Desco, abriu a igualmente crucial Soul Fire, editora que também tem sido fundamental no processo de renascimento do funk.

Muitas das edições destas pequenas editoras de nu-funk seguem à risca os princípios musicais do funk original dos anos 60 e 70 e por isso são abundantes em breaks. Uma vez que a maior parte de nós não teve oportunidade de viver nos dias áureos do funk e de comprar todos aqueles 45s que agora valem fortunas, acompanhar de perto este renascimento é uma boa alternativa. Até porque muitos dos Funk 45s destas pequenas editoras sairam também em edições muito limitadas e poderão, por isso mesmo, ver o seu valor crescer nos próximos anos. Os singles da Desco já atingem algumas dezenas de dólares no Ebay, por exemplo.

Fiquem então com a versão de Turtle Walk do grande Lou Donaldson pelos Sugarman Three. E mantenham o funk bem vivo!

Break da SemanaTM : Sugarman Three - Turtle Walk

Turtle Walk (audio)