<$BlogRSDUrl$>
.

HitdaBreakz

2/07/2005

BREAK DA SEMANATM: LES McCANN - NORTH CAROLINA




Este é um daqueles discos de que nos habituamos a ler os mais rasgados elogios quando frequentamos fóruns de internet habitados por diggers experimentados e que nos resignamos a nunca encontrar no terreno. Afinal de contas, o que haveria de fazer em Portugal um exemplar de um álbum de 1972 da Atlantic de um cantor/pianista que, apesar de ter tido algum sucesso, não era - nem de perto, nem de longe - um nome tão popular (e exportável) como Aretha Franklin, por exemplo? Bem, mas se há lição que mesmo um céptico como eu já deveria ter aprendido há muito tempo é que os discos têm esta capacidade inexplicável de irem ter com as pessoas que os querem muito. Por vezes leva anos. Outras acontece de repente. Mas vai acontecendo.
Les McCann ainda é vivo, grava com regularidade e explora aquele circuito de concertos algo difuso onde empresários ricos e connoisseurs dedicados se misturam para recordar velhos tempos ou simplesmente continuar a prestar tributo a lendas vivas (se pensaram em casinos a seguir à última frase, pensaram bem...). A verdade, porém, é que Les até merece esse conforto. Foi um músico trabalhador, autodidacta, visionário e, sobretudo, carregado de alma que gravou álbuns interventivos, atravessados por um groove sabedor e dolente, sempre ao lado de grandes músicos.
Nascido em 1935 no Kentucky, Les McCann começou a sua carreira quando ingressou na Marinha, no início dos anos 50, e começou a recolher influências de gente como Miles Davis ou Erroll Garner. No final dessa década, já em Los Angeles, formou um trio e começou a trabalhar, angariando algum reconhecimento pelo seu talento. Recomendado por Miles para tocar na banda de Cannonball Adderley, Les recusou no entanto o convite para investir na sua própria carreira. O contrato com a Pacific Jazz em 1960 recompensou esses esforços. Nessa editora estreou-se em 1960, com Plays the Truth e trabalhou com gente como os Jazz Crusaders ou a Gerald Wilson Orchestra. Com um olho para o talento alheio, Les viu-se ainda envolvido - directa ou indirectamente - no despontar de carreiras de gente como Lou Rawls e Roberta Flack. Prova do seu espírito generoso. O contrato com a Atlantic chegou em 1967, mais uma recompensa do seu trabalho, uma vez que esta etiqueta era das mais desejadas por músicos do seu circuito. E já na Atlantic conheceu vários momentos de glória, trabalhando quase sempre ao lado do produtor Joel Dorn, precisamente o homem que assina a produção de Talk to The People, o álbum de 1972 de onde sai o tema North Carolina.
Com Keith Loving (guitarra), James Rowser (baixo), Donald Dean (bateria) e Buck Clarke (percussão), McCann fez de Talk to the People um intenso álbum de soul jazz, falando literalmente a língua do seu povo em temas como What's Going On (de Marvin Gaye), Seems So Long (de Stevie Wonder) ou North Carolina (assinado, tal como os restantes temas do álbum, por si mesmo). Obviamente, este não é um daqueles álbuns que vale a pena simplesmente por causa de um retumbante break de 8 segundos. Digamos que esse é apenas o ângulo escolhido aqui para olhar para ele. Aqui, o break, pontuado por um clavinet, marca apenas o ritmo de um retrato sem palavras de um estado norte-americano. A música vai mais longe, claro, mas também se pode dizer que arranca da melhor maneira. Aliás igual opinião devem ter tido os nomes da lista abaixo incluída, que samplaram esse break tornando-o também parte das suas próprias visões.
Talk to the People de Les McCann é um belíssimo disco e hoje em dia - com tanta tecnologia, com o e-diggin' tornado uma realidade, não há desculpa para não o apanharem! Boa sorte!

A Tribe Called Quest's "The Infamous Date Rape"
A Tribe Called Quest's "After Hours"
Black Sheep's "To Whom it May Concern"
Bulldog Breaks's "Funk is a Four Letter Word"
Prince Paul's "You Got Shot"
Smif-N-Wessun's "Let's Git it On"
Souls of Mischief's "What a Way to Go Out"


Break da SemanaTM : Les McCann - North Carolina

North Carolina (audio)