<$BlogRSDUrl$>
.

HitdaBreakz

1/08/2005

MAROONS: QUANNUM DOES IT AGAIN




O clã da Quannum parece procurar novas equações. Senão vejamos, depois da edição de Blazing Arrow dos Blackalicious, já se registaram novas edições de Lyrics Born (metade dos Latyrx que editou Later That Day), Gift of Gab (metade dos Blackalicious que editou 4th Dimensional Rocketships Going Up) e a compilação de Fela Kuti misturada por Chief Xcel. Agora, é a vez dos Maroons, projecto que junta Chief Xcel (dos Blackalicious) a Lateef (a outra metade dos Latyrx). Confusos? Não há que fazer confusões. Os membros do clã Quannum (de que faz parte igualmente DJ Shadow) sempre foram extremamente unidos e agora estão apenas a testar novas combinações. Que, invariavelmente, resultam em pleno.
Os álbuns de Lyrics Born e Gift of Gab já haviam deixado bem claro que o nível qualitativo das edições da Quannum se mantém alto. O álbum dos Maroons não desilude e afirma-se como um potente exercício de Hip Hop carregado de funk, que repousa na perfeição ao lado das melhores coisas que os Jurassic 5 já fizeram. Breaks suados e pesados, linhas de baixo poderosas, samples escolhidos com imaginação e uma série de músicos em estúdio (guitarras, baixos, teclados, sopros, vozes adicionais, violoncelo, percussão) concorrem para fazer de Ambush um poderoso exercício de colagem de ritmos e rimas. E, como na Golden Age, os Maroons oferecem-nos um disco que se fica pelos 38 minutos, faixa extra escondida já incluída. Obviamente, há outros membros do colectivo convocados para esta aventura (Gift of Gab e Joyo Velarde), mas é à química gerada entre Lateef e The Chief que se devem imputar as responsabilidades pelo elevadíssimo grau de funkyness obtido. Lateef, claro, é um MC de excepção, com uma noção de ritmo perfeita, que lhe permite encaixar as palavras certas nos sítios correctos, sejam elas reflexões pessoais sobre relações ou comentários sociais bem afiados. Ou seja, Lateef revela estar à altura de um gigante como Gift of Gab. Basta ouvir faixas como Don't Stop ou Lester Hayes para perceber isso, mas depois há igualmente o belíssimo Beautiful You (que eu conheço de um anúncio qualquer que não consigo localizar... depois do tema de Lyrics Born para a Motorola - Callin' Out - isto faz-nos pensar se a Quannum não terá um membro infiltrado nalguma agência de publicidade...): groove construído sobre vozes etéreas e comandado pela melodia de um violoncelo! E, mesmo no final, Lateef mostra que ouvir muitos dos MCs da Old School, investindo num flow clássico para obter um efeito fantástico.
Se ainda recentemente Greg Tate afirmou num artigo da Village Voice que o hip hop corre sérios riscos de se perder de si mesmo, no meio dos jogos da indústria, é a álbuns como este dos Maroons que devemos recorrer para reencontrar as coordenadas originais. Fica então por aqui o alerta para um fantástico álbum cuja data de 2004 poderá comprometer a atenção que merece.