<$BlogRSDUrl$>
.

HitdaBreakz

12/19/2004

STONES THROW GALORE!!!




Aproveitando o pretexto do Natal e os serviços inestimáveis da atenta Skool, recebi esta semana uma caixa bem recheada que só agora estou a acabar de digerir na sua totalidade. 21 rodelas de vinil (sem contar com alguns bem interessantes CDs, como a Mixtape Fish Market, de Charlie 2Na dos Jurassic 5) e um exemplar do número mais recente - o décimo - da Wax Poetics. Basicamente, com esta encomenda, tapei alguns buracos na minha discografia da Stones Throw, a etiqueta que substituiu a Mo'Wax no meu fervor coleccionista, depois de James Lavelle ter perdido o controle do seu barco. Neste lote vieram ainda incluídas algumas outras preciosidades de que eu andava à procura, como os dois primeiros volumes do tríptico Keepintime. O terceiro volume ainda não foi editado, mas já está reservado em pré-encomenda. É tempo então de passar em revista o lote recém-chegado:


Jaylib - Champion Sound Instrumentals (2xLP, Stones Throw)
Madlib e Jay Dilla numa ultra-interessante colaboração com cada um deles a debitar alternadamente rimas nos beats do outro. Ambos são, claro, artífices de eleição de beats carregados de soul e ambos sabem quando quebrar com estilo as regras que as tendências do momento vão ditando. Ouvir o álbum sem as rimas de Dilla e Lib permite então focar a atenção na música e perceber de onde vieram aqueles delírios líricos.


Madvillain - Money Folder/America's Most Blunted (12", Stones Throw)
Mais um maxi retirado de Madvillainy, sem dúvida um dos álbuns do ano, a aventura conjunta de Madlib (nos beats...) e MF Doom (nas rimas). Como bónus é-nos oferecida uma remistura de Money Folder, além da versão normal, e instrumentais de ambas as versões e também do tema America's Most Blunted, onde o alter ego de Madlib, Quasimoto, mostra o seu liricismo de hélio.



Dudley Perkins - A Lil' Light (2xLP, Stones Throw)
Dudley Perkins A Lil' Light Instrumentals Produced by Madlib (2XLP, Stones Throw)

Escrevi sobre este LP na Op # 12 num texto mais vasto que explorava uma perspectiva da obra de Madlib até aquela altura. Este é o parágrafo que dediquei a Lil' Light que, finalmente, adquiri em vinil, aproveitando para arranjar igualmente as versões instrumentais do álbum:

(...)Já com um disco como A lil’ light de Dudley Perkins a tentativa de re-equacionar as coordenadas de espaço e tempo, transformando um rapper num “crooner” toldado pelo fumo e um produtor de Hip Hop num director musical do combo residente no lounge de Bellevue, é ainda mais descarada. Dudley Perkins começou como uma brincadeira levada até às últimas consequências no single de 7” Flowers, uma ode ao tipo de ervas medicinais que se fumam em vez de se mergulharem em água quente. A experiência teve resultados interessantes e por isso mesmo Madlib e Declaime voltaram ao ataque. Em A lil’ light lida-se com os clichés do género de jazz-soul que se escutava nas coffee-houses dos anos 70. Dudley não canta, mas o seu demente falsetto transporta sugestões de letras, improvisadas por entre mais uma inalação. Curiosamente, Madlib acompanha o delírio de Dudley Perkins com beats que ostentam com orgulho falsos arranques, erros de programação, soluços no fluxo e dissonâncias variadas. Digamos que nem com faróis de nevoeiro deveria ter sido possível ver o que se passou no Bomb Shelter (estúdio caseiro de Madlib) durante estas sessões.


The Epitome - Maximum Adrenaline/Earthquake (12", Stones Throw)
Lado A produzido por Oh No e lado B produzido por Madlib. Mais uma aventura em família, portanto! E já com quatro anos. Falhou-me na altura, mas não me falhou agora! O beat de Madlib sampla a melodia assombrada do tema título da série televisiva Twilight Zone!


Quasimoto - The Unseen Instrumentals (2XLP, Stones Throw)
Conheço quem adore as produções de Madlib em The Unseen, mas não suporte as vocalizações alteradas pelo hélio do alter-ego Quasimoto (que tem novo álbum em 2005 - podem até descarregar um MP3 novo na homepage da Stones Throw). Esta versão instrumental do álbum é portanto para pessoas como essas!


DJ Rels - Theme for a Broken Soul (2xLP, Stones Throw)
Há vozes que afirmam com veemência que DJ Rels é mais um alter-ego de Madlib, apesar de na capa se poder ler que todo o material deste álbum foi escrito e interpretado por D. Relmond (mas até o nome soa fake, não sei se por causa de estar sugestionado, se por outra razão). Seja como for, apesar de Madlib ser creditado apenas como técnico de som ("recorded by Madlib in the Bomb Shelter", revelam as notas do álbum), este disco tem definitivamente o dedo dele. Supostamente, a música de Theme For a Broken Soul deve ser uma espécie de leitura moderna do som meio disco, meio funk-soul de inícios dos anos 80 (há até um set de Madlib para ouvir em streaming na página dedicada a Rels no site da Stones Throw), mas, claro, completamente transviado por DJ Rels, que coloca sobre essas referências uma sensibilidade abstracta muito forte. Na capa agradece-se a gente como Kenny Dope, Kaidi Tatham, Gilles Petterson e Theo Parrish, entre outros! Grande álbum!



Keepintime 12" series - Nº 1 of 3 (12", Mochilla)
Keepintime 12" series - Nº 2 of 3 (12", Mochilla)

No primeiro maxi há material de Cut Chemist, Ammoncontact e King Britt e no segundo são DJ Shadow, Madlib, Nobody e J Rocc que garantem as despesas de produção. Dois maxis unidos por uma ideia muito especial de ritmo onde se presta homenagem ao papel do baterista no fluxo histórico da música negra. Muito bons!


Charizma & Peanut Butter Wolf - Big Shots (2xLP, Stones Throw)
Mais um upgrade do descartável formato digital para o mais civilizado formato analógico que todos preferimos! Charizma era um promissor MC com quem Peanut Butter Wolf trabalhou no início dos anos 90 até que em 1993 perdeu a vida. Wolf nunca mais parou de homenagear o seu companheiro, inaugurando mesmo o catálogo da ST com um maxi gravado com Charizma. 11 anos depois da sua morte, PBWolf tem finalmente a coragem necessária para colocar na rua aquele que poderia ter sido o passaporte de Charizma para voos mais altos. O Hip Hop deste álbum é, obviamente, datado, mas não é por isso que perde a sua força. É apenas mais uma peça para se entender aquele período de criatividade incessante que nos habituámos a conhecer por Golden Age!


Vários Artistas - The Third Unheard - Connecticut Hip Hop 1979-1983 (2xLP, Stones Throw)
Outro documento precioso que vai de encontro a um passado desconhecido. Neste caso, são nomes gloriosamente esquecidos como Mr Magic, Pookey Blow, The Outlaw Four, The Chillie 3 MCs ou The L.O.D. Crew que se recuperam num álbum de fabulosos grooves que data do tempo em que o Hip Hop ainda se estava a descobrir a si mesmo!


Mr Magic & Pookie Blow - Earth Break (12", Stones Throw)
Complemento para o álbum referido acima e mais uma prova de que mesmo no início o Hip Hop não foi uma manifestação artística localizada apenas em Nova Iorque, sendo, pelo contrário, uma revolução que rapidamente ultrapassou fronteiras estaduais e até nacionais. Mr Magic assina aqui um belíssimo party starter, com aquele charme vintage que só o Hip Hop desta época consegue ter!


C$Money & DJ Chase - Ladies Can I Have Your Attention (12", Stones Throw)
O trabalho da Stones Throw não pode ser demasiado elogiado - além de editarem bastante produto novo, Wolf & Ca fazem ainda um enorme esforço para desenterrar peças do passado, não apenas na subsidiária Now Again dedicada ao funk, mas igualmente na série Hip Hop Revival/Archival. Este maxi é assim uma reedição de um belíssimo pedaço de história perdido desde 1989, bem no início da Golden Age, portanto. Imprescindível.


Maroons - Ambush (2XLP, Quannum)
O clã Quannum continua a desmultiplicar-se: depois de Lyrics Born (dos Latyrx) e Gift of Gab (dos Blackalicious), desta vez são Lateef & Chief Xcel (as metades que faltavam dos Latyrx e Blackalicious, respectivamente) que editam. Xcel introduz uma nota interessante neste álbum: a fusão do sampling e da instrumentação real, facto que se encontrava arredado das edições da Quannum (exceptuando os Poets of Rhythm, uma banda funk "real"). O álbum é um poderoso depósito de ideias, sempre com abordagens múltiplas ao universo do groove em grande destaque, sobre as quais evolui o liricismo versátil e cerebral de Lateef. União perfeita!



Connie Price & The Keystones - Wildflowers (2xLP, Now Again)
Connie Price & The Keystones - Wildflowers (12", Now Again)

Álbum e maxi de um projecto onde se encontram passado e presente: nestes discos há gente dos Breakestra, Poets of Rhythm, LA Carnival, Funk Inc., Antibalas, Dap Kings e até Macy Gray... Era inevitável um projecto destes - depois de documentar o passado, Egon (que dirige a Now Again, subsidiária da Stones Throw) haveria de querer juntar músicos que foi conhecendo à medida que planeava reedições a alguns dos seus amigos contemporâneos, como Malcom Catto (baterista dos Soul Destroyers e artista solo na Mo'Wax) ou Connie Price, o multi-instrumentista que dirige este projecto descrito como "cinematic soul". Um classificativo bem apropriado, num sofisticadíssimo disco que retém o lado quase orquestral de alguma soul clássica, acrescentando-lhe as lições contemporâneas de domínio do groove. Muito interessante.




Michael Liggins - Loaded to the Gills (12", Now Again)
Diplomatics - Amnesty (12", Now Again)
Fabulous Souls - The Lamp Reissues # 1 (12", Now Again)

Três maxis de pura pressão funk, resgatados ao esquecimento de caves poeirentas pela Now Again. Isto sim é serviço público! Michael Liggins, Diplomatics e Fabulous Souls são nomes que partilham histórias de sonhos falhados que, felizmente, parecem reencontrar o caminho já no século XXI. São, igualmente, fortes testemunhos de que o funk está mais vivo do que nunca.


LA Carnival - Would Like To Pose a Question (2XLP, Now Again)
Este álbum dos LA Carnival é apresentado no site da Now Again com um excelente texto de Dante Carfagna que explica até que ponto foi levado o diggin': editam-se agora discos que nunca haviam conhecido edição na época em que foram originalmente gravados. Por estarem muito à frente do seu tempo, por puro azar ou por outra razão qualquer. Mas as décadas acabam por fazer justiça a estes músicos. E mais uma peça no já extenso puzzle do funk do Midwest americano é agora encaixada. E ainda bem.


Willie Bobo - Boasted or Fried (7", Now Again)
E para terminar este lote, um single do grande percussionista Willie Bobo (o homem de Boogaloo in Room 802, clássico editado na Verve no álbum Juicy), parte de uma colecção de material inédito descoberto pelo seu filho Eric Bobo e que agora começa a ser disponibilizado. Os grooves de cariz latino de 1972 continuam a funcionar na perfeição no mundo global de 2004!