<$BlogRSDUrl$>
.

HitdaBreakz

12/10/2004

FUNK 45s - THE BOX SET




Prova de que os poderes instituídos não dormem e que a cultura do diggin' força movimentações nas cúpulas da indústria é esta edição da Warner. Esta caixa de título sugestivo Funk 45s inclui dez singles, apresentados como se de holy grails se tratasse. Claro que não são singles originais, mas para quem, como é o nosso caso, vive fora dos circuitos onde, com muito esforço e ainda mais dinheiro, ainda é possível encontrar estas rodelas de vinil originais, esta caixa é um objecto irresístivel. Já no passado, uma constante procura de breaks originais forçou a atenção da indústria quando se assistiu ao revitalizar para um novo mercado de editoras como a Blue Note (o slogan clássico "You gotta hear Blue Note to dig Def Jam" dizia muito das tentativas da histórica editora de jazz em atingir o público de hip hop que buscava fervorosamente os originais samplados nos seus discos favoritos). Agora, com a revolução dos singles de funk já bem adiantada graças aos gestos carregados de visibilidade de gente como DJ Shadow e Cut Chemist, uma editora resolve dar atenção a um mercado específico e preparar uma edição num formato que nem sequer dá para fazer download. A Warner, atenta ao culto que rodeia os singles de funk mais raros, percebeu que não é só a música - essa sim pode-se descarregar da net - mas o formato e a apresentação que interessa a uma nova geração. E por isso mesmo preparou esta edição. Claro que não vai chegar aos topos das tabelas de vendas, mas o facto de não se terem limitado ao CD do costume revela que perceberam que os fundos de catálogo não se resumem aos primeiros discos de Kenny G ou Phil Collins e que há muito mais para explorar.
Nesta caixa poderão encontrar-se verdadeiras preciosidades como Sexy Coffee Pot de Tony Alvon & The Belairs, Getting Uptown dos United 8, Getting The Corners dos TSU Toronadoes, Mashed Potato Popcorn de Freddie & The Kinfolk, Sing A Simple Song dos Noble Knights, Cold Bear dos The Gaturs, It's Your Thing dos Cold Grits, Somebody In The World For You de The Mighty Hannibal e Hang On In There das The Stovall Sisters. Obviamente, cada um destes discos no seu formato original ultrapassa em muito os cerca de 40 euros que esta caixa custará e é de esperar que os puristas se divirtam a inventar exercícios de escárnio para minimizar o impacto desta edição e ridicularizar quem a quiser adquirir. Mas que não haja ilusões: como já aqui se discutiu em posts em que se abordava a questão dos originais e das reedições, para quem não vive nos Estados Unidos com ordenado de executivo da Microsoft, muitas vezes as reedições são mesmo a única hipótese de se poder contactar com determinada música. O que não significa que se baixe a guarda e que se risquem os originais contidos nesta caixa das nossas wants lists. 15 anos de diggin' já serviram para me ensinar que quando menos se espera surge por aí um baú carregado de improváveis preciosidades adquiridas há 30 anos por um português qualquer que se fez à vida emigrando.
Tendo dito isto, há que referir que esta não é uma ideia original da Warner e que, como quase sempre acontece, foi uma editora independente a dar o exemplo, no caso a sempre interessante Stones Throw de Peanut Butter Wolf e Egon que através da sua subsidiária Now Again colocou no mercado há cerca de um ano a caixa Soul 7 com sete fabulosos singles de funk dos anos 60 e 70.

Nota: a caixa Funk 45s poderá ser adquirida na Skool.