<$BlogRSDUrl$>
.

HitdaBreakz

12/01/2004

4 HERO - LIFE:STYLES




Os 4 Hero são dos projectos que conheço que mais evolução teve (positiva, entenda-se) desde que os ouvi pela primeira vez. Quando era mais puto, os 4 Hero eram uma daquelas novas duplas ligadas ao drum n' bass que debitavam decibeis como o Euromilhões cria excêntricos. Temas como o Mr. Kirk's Nightmare, que começava com um diálogo entre um pai e um polícia ("Mr. Kirk, your son is dead... He died of an overdose") e continuava com este espírito mais dark e forte ao longo de todo o tema, parecem, nos dias em que Dego abraçou o broken beat, águas passadas. E são. O som dos 4 Hero amadureceu, tornou-se mais complexo e, principalmente, bebeu das melhores águas.

E isto reflecte-se (porque as águas boas reflectem, não são opacas) não só nas excelentes composições que existem nos álbuns como Two Pages e, principalmente, no Creating Patterns (responsável por hinos que se tornarão imortais... casos do Hold it down ou do Another Day, com a Jill Scott). A aproximação ao mundo musical da mítica editora Cadet Concept é patente em tantas coisas dos 4 hero que não há coincidências : as cordas à Richard Evans (sim, o dos Soulful Strings), as covers do Les Fleurs da Minnie Riperton (apadrinhada que foi a Minnie pelo guru Charles Stepney, já aqui falado) , a excelente remistura para a versão dos Nuyorican Soul (outro nome para os Masters at Work) do enorme I am the black gold of the sun dos Rotary Connection (outra criação Charles Stepney) e, também, toda uma nova abordagem em relação à composição, nitidamente influenciada pelo som Cadet.



O tributo dos 4 Hero ao som de Stepney acontece nesta compilação em temas como a versão de Ramsey Lewis para o Les Fleurs (que podem encontrar no grande grande Maiden Voyage do Ramsey Lewis, editado na Cadet) ou no Capricorn Rising do Richard Evans (já numa fase posterior à sua participação na Cadet, já que o álbum original é editado em 1979 na Horizon, uma subsidiária da A&M dedicada mais ao jazz e que editou discos desta altura de Chet Baker ou de Charlie Haden ou mesmo de Ornette Coleman). Mas, percebe-se pela homogeneidade do som de toda a compilação que o agradecimento é maior do que, à primeira vista, possa parecer. Só que, por muito que se queira agradecer a Stepney, não é Stepney sozinho que faria esta compilação. Só que os 4 Hero estariam num perigoso campo ao meter Stepney, como o fizeram, porque, com Stepney em cena, qualquer outra música tem tendência a ficar diminuída (hmmm, aqui está um comentário completamente objectivo, não está?).

Não é o que acontece, no entanto, com os outros temas que os 4 Hero decidem introduzir nesta compilação. É isso que se sente quando se ouve a Lorez Alexandria a cantar um dos seus mais emblemáticos temas (a par do Morning), o Baltimore Oriole e se compreende porque é que a voz dela precisa de uma banda que lhe toque como a banda dela toca. Como é o que se sente quando se ouve o Music is my sanctuary, do enorme Gary Bartz, já por aqui falado. Ou o raríssimo disco do Rick Holmes, que é uma produção do Roy Ayers. Ou uma das minhas músicas favoritas da recentemente falecida Syreeta, o I love every little thing about you.. E que dizer do Horace Silver? Ou da Patrice Rushen? Ou do Cesar Mariano? (graças a Deus que os 4 Hero deixaram a Futebol de bar de lado desta vez., que deve ser a música brasileira mais amada pelos ingleses) Ou do Weldon Irvine? Ou do Sly Stone? Todos eles, temas que não são sombra, são sol. Enfim, para acompanhar Stepney, os 4 Hero fizeram o que qualquer outra pessoa faria: chamavam a artilharia musical pesada toda. E quem ganha somos nós. Excelente.

4 Hero - Life:styles

1. The Voices Of East Harlem - Can You Feel It
2. Pleasure - Jamin' With Pleasure
3. Richard Evans - Capricorn Rising
4. Lorez Alexandria - Baltimore Oriole
5. Nancy Wilson - Sunshine
6. Ethal Beatty - It's Your Love
7. César Mariano e Cia. - Metropole
8. Mighty Ryeders - Evil Vibrations
9. Patrice Rushen - Kickin' Back
10. Limiko Kasai With Herbie Hancock. - Butterfly
11. Horace Silver - Won't You Open Up Your Senses
12. Gary Bartz - Music Is My Sanctuary
13. Sly Stone - You Caught Me Smiling
14. Syreeta Wright - I Love Every Little Thing About You
15. Weldone Irvine - I Love You
16. Debbie Taylor - No If's And's Or But's
17. Rick Holmes - Remember To Remember
18. Ramsey Lewis - Les Fleurs

nota : a compilação contém 2 CDs, um primeiro mixado e um segundo com as faixas com princípio meio e fim (menos o tema da Patrice Rushen e o Les Fleurs do Ramsey Lewis)

já está outra compilação Life:Styles na rua, desta vez os culpados são os Coldcut. Não tenho mais informações sobre esta compilação mas, se tiver interesse, será aqui falada.