<$BlogRSDUrl$>
.

HitdaBreakz

11/18/2004

THIS IS RADIO HdB...! JAY-Z VARIATIONS!




Desde sempre, graças talvez à subcultura das Mixtapes, que acapellas de temas conhecidos do universo Hip Hop surgem recontextualizadas com novos beats em maxis de legalidade questionável e eficácia comprovada. Mas foi talvez em God's Stepson, a versão de 9th Wonder (então um "mero" produtor underground a procurar um lugar ao sol depois da edição de The Listening do seu grupo Little Brother) para o excelente God's Son de Nas, que um álbum inteiro de Hip Hop foi submetido ao tratamento de remistura por um único produtor. O disco chegou ao mercado e há quem diga que foram os instrumentais alternativos de 9Th para o álbum de Nas que convenceram Jay-Z a chamá-lo para The Black Album. Entretanto, a moda pegou e The Black Album, supostamente o disco de despedida de Jay-Z do mundo artístico (uma vez que há quem garanta que se vai manter no universo editorial, existindo já ofertas milionárias para que ocupe um lugar executivo numa das majors), tem sido o alvo de variadíssimas reconstruções, a mais notória de todas a de Danger Mouse.

A versão de DM para The Black Album alcançou notoriedade não necessariamente por causa da qualidade dos beats (que são interessantes ainda assim) mas simplesmente por causa de um conceito simples - se a um Black album juntarmos um White album o que se obtém? The Grey Album, pois claro! Ora DM precisava de um White Album para obter um efeito "cromático" maximizado e para isso foi buscar o clássico dos Beatles cujo espólio gravado, como se sabe, é um dos artefactos "religiosos" mais bem defendidos pela indústria discográfica. A confusão que se estabeleceu quando Danger Mouse pretendeu editar o disco foi monumental, claro, e ultra-bem publicitada, como toda a gente sabe, com um batalhão de advogados do gigante EMI a trabalhar dia e noite para impedir aquilo que, na essência, se limitava a um acto artístico. Resta saber se o já anunciado envolvimento de DM no projecto Gorillaz (editado pela EMI...) não é alguma espécie de compensação pela retirada do mercado de The Grey Album. (E, claro, as análises das tensões de raça provocadas pelo caso ainda correm - os Beatles pilharam à vontade a soul e o R&B clássicos, mas 40 anos mais tarde um produtor negro não pode sequer chegar perto dos Beatles?... é melhor nem entrarmos por aí...) Obviamente, o máximo que todo este caso conseguiu foi atrair ainda mais atenção para The Black Album de Jay-Z que continuou a vender desmesuradamente e, claro, lançar alguma luz também sobre a carreira do proóprio Danger Mouse que agora parece preparado para voos mais altos. Vejamos qual será o destino do excelente vídeo para que se chamou por aqui a atenção ontem!

Entretanto, várias outras versões alternativas despontaram. Toda a gente resolveu aproveitar o facto dos acapellas de Jay-Z circularem livremente pela Net para apresentar a sua versão de The Black Album. Verdade seja dita, na sua totalidade, nenhuma das versões alternativas consegue realmente fazer sombra ao trabalho original, mas há momentos de enorme qualidade nestas leituras paralelas de The Black Album, como é o caso da remistura de K-No que sampla Os Mutantes com grande classe. Pete Rock e Paul Nice também fazem um belíssimo trabalho. Dark Shadez, por outro lado, transporta a totalidade de The Black Album para o universo latino e alguém se lembrou de fazer um exercício de mash up entre os acapellas de Jay-Z e o catálogo da Ninja Tune. O exemplo do "clash" com Mr Scruff é apenas um estímulo para que procurem o resto (com Luke Vibert, Bonobo, Irresistible Force e até Clifford Gilberto metidos ao barulho!)
DIVIRTAM-SE!

JAY-Z - Lucifer (K-No of Cunninlynguists Remix)
JAY-Z - Encore (Jay-Z Vs Mr Scruff)
JAY-Z - 99 Problems (Dark Shadez Latin remix)
JAY-Z - December 4th (Paul Nice Remix)
JAY-Z - Dirt off Your Shoulder (Pete Rock Remix)