<$BlogRSDUrl$>
.

HitdaBreakz

11/28/2004

O FUNK É MESMO BOM : LINKS


Para complementar os vossos interesses funkianos, aqui ficam alguns links que têm sido muito úteis.




Funk 45

Sem dúvida nenhuma, o maior acervo de discos de funk de toda a internet. Funciona como uma verdadeira comunidade, já que junta muitos dos maiores coleccionadores de funk do mundo (vão-se habituando a nomes como Jazzman Gerald, Ian Wright, Keb Darge, Dante Carfagna, Phillip Lehmann, Macolm Catto ou Florian Keller e permite que seja adicionado ao catálogo (juntamente com o respectivo sample de 30 segundos, sensivelmente) discos de funk que cada membro da comunidade entender levar ao site.

Contém os samples sonoros de muitos dos mais raros discos de funk do mundo, casos do Arthur Monday (que é o disco! é o 45 rotações de funk mais caro de sempre) ou do Abraham and the Metronomes (2 ou 3 cópias no mundo inteiro... mas, sim, foi reeditado pela Funk 45 e ainda bem que é um disco incrível) mas também contém coisas mais simples e acessíveis. Quando tenho tempo, costumo ir para o Funk45.com e carrego no botão "Vote", não porque goste de dar notas a discos (nem aprecio isso muito) mas porque te são enviados para o Realplayer discos aleatóriamente, permitindo-me, assim, descobrir discos que de outra forma não ouviria. Muitas coisas que agora me são perfeitamente indispensáveis (não em termos de importância mas em termos daquilo que gosto de ouvir... uma e outra coisa não são, muitas vezes, coincidentes) foram descobertas assim.




Jazzman Records

A Jazzman Records é, sem muitas dúvidas, talvez a mais importante editora de funk do século XXI. Não que editem muito funk do século XXI (também existe, como o Digga já referiu num post do mês passado, se não me engano mas que, pela sua actualidade, será razão de novo post), mas a capacidade de Jazzman Gerald de reeditar pérolas de funk dos anos 60 e 70 é enorme. E, acima de tudo, com um gosto irrepreensível na escolha daquilo que deve ser reeditado. É a ele que devemos a reedição do Abraham and the Metronomes ou do Arthur Monday, ambos verdadeiros diamantes de funk apenas acessíveis a dois ou três felizes djs. Resta referir que um deles é (como com grande parte dos discos mais raros de funk) o Jazzman Gerald.




Funky 16 Corners

Uma webzine sobre funk, já na sua 12a edição, editada por Larry Grogan e contando, no corpo editorial, com nomes como John Stapleton ou Jason Yoder. O John Stapleton é, por exemplo, o responsável pelas velhinhas compilações Dope on Plastic e é um aclamado dj. Já Jason Yoder é um dos maiores especialistas mundiais de funk do estado de Indiana, capaz de descobrir aqueles velhos 45 rotações de funk com um toque de garagerock que é o prato do dia para gente como o Dante Carfagna (e basta olhar para a compilação de funk da Memphix, editora do Dante, para perceber isso) ou como aqui o Dub. Vale muito a pena visitarem o site próprio do Jason Yoder, chamado Indiana 45s. Quanto à webzine, é, provavelmente, o melhor complemento histórico para quem quer conhecer o que anda à volta de nomes como Eddie Bo (que é pura e simplesmente idolatrado no site, e com razão) ou como os Highlighters, de onde foi retirado o nome da webzine (a Funky 16 corners é a canção mais emblemática dos Highlighters, uma banda funk de Indiana, recentemente revisitada na compilação da Stones Throw, com o mesmo nome do tema - Funky 16 corners...). Mas não só. A possibilidade de, por vezes, ser possível ouvir aquilo que está a ser descrito é algo que, para quem vive em Portugal e não tem acesso a discos de funk nas lojas de 2a mão, nunca é de menosprezar. Leitura e audição obrigatória.