<$BlogRSDUrl$>
.

HitdaBreakz

11/21/2004

MÚSICA PARA CINEMA # 2 - PETER THOMAS: CHARIOTS OF THE GODS? (1974)




Em 1997, a Talkin Loud, já no período final da sua época dourada, editou o volume três da série de compilações Talkin' Jazz. Em jeito de antecipação, um par de meses antes dessa compilação chegar ao mercado, surgiu um single promocional que incluía uma estranha faixa de título Stars & Rockets com assinatura de Peter Thomas (no lado B desse single encontrava-se o fabuloso Tuareg de Gal Costa, para assinalar a edição de Brazilica 2, outra excelente compilação com selo da Talkin' Loud de Gilles Peterson). Lembro-me de receber o single de sete polegadas e ficar siderado com esse tema (um curtíssimo exercício de breakbeat com interlúdios orquestrais do mais "far out" que se possa imaginar). Um par de semanas mais tarde, Richard Dorfmeister passou pela primeira vez em Portugal para um evento cujo nome me escapa, mas que eu recordo que aconteceu no Cais da Rocha de Conde de Óbidos, algures na zona das Docas. Lembro-me bem desse set, exactamente por ter começado com esse single promocional da Talkin' Loud (sim, eu estava suficientemente perto para ver) e mais concretamente com a faixa de Peter Thomas. Num sound system potente aquele breakbeat demoníaco soava ainda mais poderoso.
Obviamente, o nome Peter Thomas passou a fazer parte das minhas pesquisas regulares e eu rapidamente descobri algumas reedições de fabulosos exercícios para séries de televisão como Space Patrol, o policial Jerry Cotton ou Orion 2000. Os anos foram revelando que Peter Thomas gravou intensamente, sendo a sua Sound Orchester um verdadeiro viveiro de talento para gente tão distinta como Sigfried Schwab (que alcançou notoriedade com a banda sonora do clássico de sexploitation Vampiros Lesbos), Lothar Meid (dos Amon Duul II), Klaus Dondinger ou... Donna Summer. Além das bandas sonoras, Peter gravou alguns discos de Library (incluindo trabalho para a KPM) e várias daquelas compilações budget para etiquetas como a Polydor para onde gravava também a "estrela" James Last.
O tema Stars and Rockets, no entanto, sempre me escapou e só recentemente, através do Ebay, é que consegui arranjar uma cópia de Chariots of the Gods?. Trata-se de um filme especulativo baseado no livro igualmente especulativo de Erich Von Daniken que argumentava que a raça humana era descendente de extra-terrestres que construiram as pirâmides. Baseado nesse livro, o Dr. Harald Reini viajou por todo o mundo à procura de provas para a teoria de Daniken, filmando ruínas maias, pirâmides egípcias, a Ilha de Páscoa e inúmeros artefactos arqueológicos "misteriosos". Obviamente, este misticismo espacial da geração LSD tinha que ter uma banda sonora à altura. E Peter Thomas preparou um score carregado de breaks, com arranjos de cordas à lá John Barry e estranhos ruídos que, decerto, procuravam maximizar o dramatismo das imagens. Stars and Rockets é, claro, o ponto alto deste trabalho, mas faixas com títulos como Returning to The Stars ou Rocket Science não enganam. Este é de facto um disco bastante "far out" e uma óptima porta de entrada no incrível universo de Peter Thomas (compilações como Peter Scores ou Futuremuzik são igualmente belíssimas introduções à obra deste visionário).
Mais recentemente, o tema Stars and Rockers foi incluído em compilações ou DJsets de gente como David Holmes ou os Herbaliser. Não será. por isso, difícil de encontrar!

Stars and Rockets (tal como surge no set Herbal Blend dos Herbaliser)