<$BlogRSDUrl$>
.

HitdaBreakz

11/16/2004

DISCOS, DISCOS, DISCOS & + DISCOS


Bem, isto deve ser um record qualquer: cinco dias sem novos posts no HdB! Significa apenas uma coisa - que o trabalho tem apertado e o tempo não tem sobrado. Aproveito esta oportunidade para dizer que o HdB estará em breve representado numa peça a ser exibida no Pop Up a propósito de Diggin'. E é isso - muito que fazer, muitos lugares onde ir, muitas preparações para ultimar. Ainda assim acrescentaram-se alguns discos à colecção nestes tempos mais recentes. Entre aquisições (muitas delas na excelente SKOOL) e discos de promoção, entre novidades e peças de segunda mão, entre Cd e vinil, eis 25 das mais recentes adições à colecção.


Vários - Baadasssss! (CD BBE)
O ditado "filho de peixe..." não existe por acaso. Esta é a grande banda sonora para o filme homenagem de Mario Van Peebles ao clássico de Melvin Van Peebles Sweet Sweetback's Baadasssss Song. Ou seja, o filho homenageia a feitura do monumento de blaxploitation do pai e no processo reúne uma banda sonora de luxo, preenchida de grooves contagiantes e com vários pontos altos (como o tema que junta Pete Rock com Pharoahe Monch!).


Declaime - Conversations With Dudley (Promo CD, UP Above)
Declaime - também conhecido como Dudley Perkins! - está de volta com o seu terceiro álbum que, como não podia deixar de ser, inclui produções da dupla de irmãos Madlib e Oh No (dois nomes com que irão esbarrar bastante ao longo desta lista). Classe, classe e mais classe num perfeito exemplo de Hip Hop alternativo! E o vinil já vem a caminho.


Vários - Disrupt Chronicles (Promo CD, Sparx Music)
Hosted por Oh No e misturado pelo DJ Double Dose, esta é uma espécie de mixtape preparada para servir de antecipação à edição do álbum de Oh No, que agora sai definitivamente da sombra do seu irmão mais velho Madlib para se impor por mérito próprio. Esta compilação é um verdadeiro who's who do rap alternativo com Kazi, Grand Agent, Wildchild, Visionaires e Prodigy, entre outros.


KMD - The Best Of KMD (CD Nature Sounds)
Os KMD só gravaram dois álbuns (um deles nem chegou a sair) e desapareceram depois da morte de Subroc, mas deram ao mundo o visionário Zev Love X que o planeta agora conhece como MF Doom! Este best of reúne o melhor dos dois álbuns que são normalmente apontados como obrigatórios em qualquer Top 20 da história do Hip Hop. Sim, os KMD são assim tão bons!



MD Doom - Metal Fingers Presents... Special Herbs 4, 5, 6 (CD Metal Face)
MD Doom - Metal Fingers Presents... Special Herbs 7,8 (Promo CD Metal Face)

E assim completei a minha colecção da série Special Herbs, os instrumentais de MF Doom: exemplos de um hip hop artesanal, carregado de samples vintage, referências à ficção científica (já que ele próprio encarnou um personagem do universo dos comics de super-heróis!) e um carácter lo-fi louvável nos tempos digitais que atravessamos!


EDO G featuring Pete Rock- My Own Worst Enemy (CD Fat Beats)
Pete Rock anda de novo em grande! Depois de Soul Survivor 2 e da sua versão alternativa para o álbum que toda a gente remisturou (tenho já seis versões diferentes de The Black Album de Jay-Z!), eis que Rock fornece ao grande EDO G o combustível necessário para um regresso em força. Pure underground pressure!


Foreign Exchange - Connected (CD BBE)
Anda toda a gente impressionada com estes Foreign Exchange (produtor holandês Nicolay e MC americano Phonte dos Little Brother), mas Connected não é assim tão bom. É um disco agradável de beats calmos e serenos que ao fim de algum tempo se tornam repetitivos não puxando muito pela verve de Phonte. Ou talvez seja o tempo cinzento que não condiz muito com estes beats carregados de luz!


Vários - Rasco Presents The Minority report (CD Groove Attack)
"Patrão" do underground da costa Oeste, Rasco apresenta aqui uma interessante e intensa compilação carregada de nomes incontornáveis como Planet Asia, Jean Grae, THirstin Howl III e o próprio Rasco (com e sem Cali Agents). Junte-se a isto alguns beats do fabuloso Fanatik e temos disco!


Urban Thermo Dynamics - Manifest Destiny (Promo CD Illson Media)
Tenho uma edição em vinil de legalidade duvidosa deste álbum datada de 1998 ou 99. Não é para menos: estes Urban Thermo Dynamics marcaram a estreia de Mos Def em 1994. O álbum que Mos gravou com o seu irmão mais velho DCQ e a sua irmã mais nova Ces não chegou a ser editado, apesar do sucesso do single de estreia My Kung Fu na Payday Records. Por isso, e quando a carreira de Mos Def deu novos sinais de vida com a Rawkus alguém se apressou a disponibilizar o tal álbum perdido. Parece que vem aí, finalmente, uma edição legítima. Ainda bem, já me apetecia reouvir My Kung Fu!
Juntamente com este álbum, a Illson Media vai igualmente colocar no mercado um trabalho dos Medina Green, parceria de Mos Def comn o seu irmão DCQ, levada adiante depois do falhanço dos UTD. Os Medina Green chegaram a editar um maxi de culto na Rawkus (Crosstown Beef que está bem guardado na minha colecção!) e agora que Mos Def está aí de novo nas "bocas do mundo" com o seu álbum The New Danger, faz todo o sentido reeditar estas peças perdidas!


GB - Soundtrack for Sunrise (Promo CD Sound in Colour)
Interessante estreia de um jovem de 20 anos que cruza hip hop, soul, broken beat e outras influências na criação de um som que o coloca ao lado de gente como Spacek ou Sa-Ra Creative Partners. Nem por acaso, ambos os nomes surgem entre os convidados de GB, tal como Flora Purim, por exemplo. A escutar com atenção!


Plant Life - The Return of Jack Splash (Promo CD Counterflow Recordings)
Jack Splash cozinha aqui um tremendo guisado de P-Funk, Hip Hop e Soul com um saber e um groove impressionantes. Mais um nome a acrescentar ao caldeirão onde já mexem os Breakestra, por exemplo!


Louie Vega - Elements of Life (Promo CD Vega records)
Louie Vega arrasa de novo: da poesia de Ursula Rucker a uma recriação de Jungle Fever dos Chakachas, passando por trabalhos com os Blaze e homenagens à Salsa das raízes, este é um álbum forte criado em estúdio com uma banda coesa e cheia de groove que nos transporta do Brasil a África e de Cuba até aos clubes de House de Miami e Nova Iorque sempre com o master at work Vega aos comandos. My kind of ride...!


Jaylib - Mcnasty Filth/Pillz (12" Stones Throw)
Novo maxi retirado do clássico moderno Champion Sound. Madlib produz McNasty Filth com Frank n' Dank e Jay Dilla assina Pillz!


Madvillain - Madvillainy Instrumentals (2xLP Stones Throw)
Yummy! Todos os beats de Madlib para o projecto Madvillain! Lindo...


Dudley Perkins - Washedbrainsyndrome (12" Stones Throw)
Mais uma peça para a colecção: maxi do ano passado retirado do belíssimo a Lil' Light de Dudley Perkins (aka Declaime) produzido por Madlib.


MF Doom - Operation Doomsday (2XLP Metal Face Records)
Finalmente um upgrade ao meu CDR (depois de incontáveis peripécias com encomendas deste álbum, a SKOOL resolveu finalmente o problema)! Este é o álbum onde começou a lenda recente de MF Doom (pós KMD). Editado em 2001, Operation Doomsday já marcou o novo século!


Oh No - The Disrupt (2XLP Stones Throw)
Estreia oficial de Oh No, que se tem notabilizado como produtor (embora quase sempre perdendo nas comparações com o seu irmão mais velho...), mas que aqui nos mostra um outro lado do seu talento, o de MC. E se Madlib é indiscutivelmente melhor produtor do que rapper, Oh No parece ser melhor no microfone do que no sampler o que é dizer muito dos seus talentos de liricista já que os seus skills nos beats não são nada maus! Dudley Perkins, Kan Kick, Wildchild e Jay Dilla estão entre os convidados. Os suspeitos do costume!


Monk Hughes and The Outer Realm - A Tribute to Brother Weldon (2XLP Stones Throw)
Brilhante! Madlib é mesmo um monstro e este novo disco, assinado com o pseudónimo Monk Hughes (um dos "membros" do Yesterday New Quintet) é a prova clara se provas ainda fossem necessárias. Depois da homenagem a Stevie Wonder em Stevie Vol. 1, agora é a vez de Weldon Irvine ser alvo de um tributo. E o resultado é completamente diferente, bem mais solto e menos estruturado. Este álbum conduzido pelo baixista Monk Hughes é antes de mais nada um tributo à música mais livre. O facto do próprio "brother" Weldon ter sido um espírito livre talvez justifique estas intensas passagens de "free" jazz/hip hop onde Madlib realmente explora os limites da capacidade das suas máquinas, colando programações e delírios exploratórios com alma e saber. Um assombro! E vem aí a homenagem de 'Lib aos brasileiros Azymuth que já roda pela net.



Heavy D and the Boyz - We Got Our own Thang (Promo 12" MCA 89)
Heavy D and the Boyz - The Overweight Lovers in the House (Promo 12" MCA 87)

Dois maxis de Hip Hop Old school do grande (literalmente falando) Heavy D resgatados à sempre interessante secção de saldos da Discolecção (um verdadeiro Dollar Bin onde é possível encontrar belíssimos discos, ainda por cima na renovada loja que tem muito mais espaço e até pontos de escuta para comprovar a sorte ou falta dela nas escolhas dos saldos!). O maxi de 87 tem Marley Marl na produção e o de 89 já respira New Jack Swing pela mão de Teddy Riley! Ambos valem a pena!


Nona Hendrix - I Sweat (Going Through the Motions) (12" RCA 1984)
Produzido pelos Material de Bill Laswell, este I Sweat é um belíssimo exemplo da sonoridade agora em voga com o revival punk punk!


Maceo and the Macks - 'Cross the Track (12" Urban 87)
Mais um maxi da Urban depois de ter apanhado recentemente o espantoso Funky Drummer (tal como por aqui mencionado). James Brown continua presente (como produtor das faixas originalmente editadas em 73 (Soul Power) e 75 ('Cross The Track) e assinadas por Maceo & The Macks. Simon Harris executa um belíssimo reedit que dobra a duração de 'Cross the Track maximizando o seu poder de pista! Tudo isto em 1987, data de edição deste maxi.



Shirley Horn - The Spell You Spin/Ig You Want Love (Promo 7" Bell Records)
Quincy Jones - Hangin' Paper/Lonely Bottles (Promo 7", RCA)

Há vários pontos em comum entre estes dois singles: ambos são exemplares promocionais e edições originais (da secção de 7" da Discolecção, uma vez mais...), ambos são retirados de bandas sonoras (de A Dandy in Aspic no caso do 7" de Shirley Horn e In Cold Blood no caso do 7" de Quincy Jones) e, finalmente, ambos têm o dedo de Quincy.
O 7" de Shirley Horn tem a produção creditada a Gula Matari (título de um disco de Quincy Jones), provavelmente porque Quincy não podia assinar a produção com o seu nome por razões contratuais. De qualquer maneira os dois exemplos de jazz swingante têm o seu nome nos créditos de composição. O 7" de Shirley Horn tem um dos lados orquestrado por Eumir Deodato e o outro pelo próprio Quincy com o mítico Phil Ramone como engenheiro da sessão. Só nomes grandes para secundar a pianista Shirley Horn em dois momentos carregados de swing.
O segundo single é mais um exemplo refinado da arte de Big Q, com uma direcção de orquestra impecável para um pedaço de "crime jazZ" de primeira.