<$BlogRSDUrl$>
.

HitdaBreakz

11/29/2004

DAVE GODIN: O INVENTOR DO NORTHERN SOUL



A propósito do artigo do Dub sobre Northern Soul, convém recordar o pai espiritual desse movimento e a pessoa que de facto baptizou o género. Dave Godin faleceu no passado mês de Outubro, no dia 15, aos 68 anos de idade. As quase sete décadas que Godin habitou neste planeta foram passadas com uma dedicação sem igual à música negra, especialmente à Soul, género sobre o qual escreveu durante três décadas na mítica Blues & Soul e ao qual dedicou uma série de compilações - Deep Soul Treasures - que não têm ainda rival tal a paixão e seriedade com que foram feitas. Nos últimos anos, graças à cultura do Beat Diggin e a um livro como Last Night a DJ Saved My Life de Bill Brewster e Frank Broughton, Dave foi redescoberto para uma nova geração e encontrou até um fórum para divulgar as suas histórias nas páginas de revistas como a Big Daddy e a sua sucessora Grand Slam.



E foi à Big Daddy que, em 2001, Dave Godin voltou a contar a história do nascimento do termo Norther Soul. Tudo aconteceu quando, em 1967, Godin abriu a primeira loja europeia dedicada à Soul, com a Soul City, em Londres. Militante da causa da Soul, Godin importava directamente dos Estados Unidos discos não só das mais reputadas editoras, mas ainda de algumas independentes de qualidade. Dave foi, aliás, o grande responsável pela imposição da Motown em Inglaterra, tendo chegado a trabalhar para Berry Gordy como cabecilha da operação da editora de Detroit em terras de Sua Majestade (Gordy foi igualmente o fundador da Motown Appreciation Society, um clube de fãs bem organizado que ajudou a promover acções que prepararam o caminho para a etiqueta de Detroit no Reino Unido).
Ao balcão da Soul City, Dave começou a reparar que os seus clientes do Norte que vinham regularmente à sua loja (normalmente quando equipas de futebol do Norte se deslocavam a Londres para algum jogo) escolhiam aquela Soul mais dançável e dura, mais uptempo e de produção menos sofisticada a que os clientes do Sul não ligavam tanto. Assim e para ajudar esses clientes, Dave criou na loja uma prateleira a que deu o nome de Northern Soul, para que as pessoas do Norte pudessem mais facilmente encontrar o que procuravam.
Claro que este fluxo de um tipo determinado de discos para o Norte do país suscitou a curiosidade de Dave que entre 1970 e 1971 escreveu alguns artigos hoje míticos na Blues and Soul onde dava conta do apetite específico das cidades do Norte (mencionadas no artigo do Dub) por aquele género de Soul mais carnal e física. E assim naceu uma corrente, feita de DJ's fanaticamente entusiastas (que no início dos anos 70 já viajavam para os Estados Unidos para comprarem discos - certamente os primeiros diggers da história) e de fãs que tinham um tipo específico de dança para manifestarem o seu amor por aquela cultura (há um vídeo dos Moloko que retrata essa cena). Dave Godin foi o responsável pelo arranque dessa corrente, mas a sua longa carreira ultrapassou largamente o baptismo de um género.
Godin morreu há pouco mais de um mês. Paz à sua Alma.