<$BlogRSDUrl$>
.

HitdaBreakz

10/24/2004

VINIL EXPERIENCE




A foto digital não é grande coisa, mas dá para perceber o logo e o nome da Vinil Experience, uma loja que se pode encontrar na cave do Centro Comercial Columbia, ao lado do Apolo 70 (em frente à antiga RTP). O número de contacto da Vinil Experience é o 217978919 e o Jota é a pessoa com quem devem falar.
Eu já conhecia o Jota de algumas feiras de vinil, mas não conhecia a Vinil Experience. Devo isso a uma oportuna dica do The Producer do MPC 4000, que me passou o flyer que surge aqui mal fotografado (obrigado!).
A primeira incursão à Vinil Experience deu para perceber que existe uma inclinação para os terrenos do Psych (Dub, temos que lá dar um salto!). A suportar essa conclusão está não apenas a cuidada secção de originais, mas igualmente uma boa selecção de reedições (reparei, por exemplo, no álbum dos Freak Scene, Psychedelic Psoul, de que o Dub me tinha falado, por coincidência, apenas uns dias antes.
Mas a Vinil Experience não se fica apenas pelo Psych, como poderão aliás perceber pelos discos que lá comprei e que mostro abaixo. Reparei, com agrado, na existência de um "dollar bin" (que neste caso é de 1,5 euros...;) onde apanhei um disco de hammond de Big Jim H (bons drums, mas versões muito cheese para o meu gosto). A Vinil Experience é pequena, mas acolhedora, com uma compacta, mas belíssima selecção de vinil (reparei na presença das compilações Love, Peace and Poetry, com os volumes de Psych Mexicano e Britânico, por exemplo) que atravessa épocas para incluir rodelas de plástico negro actual (Tv On The Radio, Beastie Boys...). Os CDs também marcam presença, sendo a selecção efectuada com o mesmo gosto apurado. E, muito importante, os preços da Vinil Experience são muito, mas mesmo muito em conta!
E pronto, fica aqui a sugestão da Vinil Experience e as minhas primeiras aquisições nessa loja.



Bobbi Humphrey - Blacks And Blues (Blue Note, 1974)
Bobbi Humphrey - Satin Doll (Blue Note, 1975)

Blacks And Blues ainda não tinha (embora praticamente todas as faixas deste disco andem cá por casa espalhadas por compilações) e Satin Doll foi um upgrade (a minha cópia inglesa está agora na minha secção de trocas). Dois álbuns da Blue Note, com arranjos de Larry Mizell e grooves míticos como é o caso de Harlem River Drive, um tema fabuloso que aqui regista mais uma enorme versão (para colocar ao lado da revisão dos grandes Marden Hill). Satin Doll apresenta mais grooves acetinados, servidos pelos improvisos grandes de Bobbi. A inclusão de uma versão de You Are The Sunshine of My Life, de Stevie, é um bónus.


David Axelrod - Songs of Experience (Capitol, 1969)
Reedição, claro, mas ainda assim uma obra prima cuja presença em qualquer colecção deveria ser obrigatória. Nem vale a pena dizer muito mais: David Axelrod é um génio e, depois das suas experiências com os Electric Prunes (havia uma cópia autografada de um álbum dos prunes na parede da Vinil Experience...) os seus álbuns a solo prosseguiram a experimentação de estúdio aliada a uma música espiritualmente rica. Escute-se The Human Abstract para se perceber do que estamos a falar!


Vários - Chicago Soul (Soul Jazz, 2004)
Finalmente em vinil na minha colecção. Não há muito mais para dizer sobre esta compilação a não ser que é explosiva!


Steve Reid - Rhythmatism (Universal Sound, 2004)
Reedição de uma edição de autor de Steve Reid datada de 1976, este Rhythmatism vem-se juntar a uma outra reedição de Reid levada a cabo por esta subsidiária da Soul Jazz, Nova. Rhythmatism é mais uma viagem ao jazz espeiritual profundo, pela via da abstracção colectiva. Um espanto.


James Brown - King Heroin/Theme From King Heroin (Polydor, 197?)
Edição francesa deste "sermão" de James Brown, sobre um tema arrastado, bem blues, que, no lado B, vira um instrumental ritmicamente mais marcado, embora com a mesma cadência blues. É James Brown, é um 45... que mais se pode pedir?

E em jeito de presente, fica aqui, para download, um tema de Blacks and Blues de Bobbi Humprey, Harlem River Drive