<$BlogRSDUrl$>
.

HitdaBreakz

10/18/2004

DISCOS, REVISTAS, AUSCULTADORES...


Ora ficam aqui alguns dos scores dos últimos dias e, a reboque, uma advertência para os seguidores da Wax Poetics!


WAX POETICS ISSUE # 10
Beastie Boys e Les McCann, o evento Wattstax e Melvin Van Peebles... Uma vez mais o conteúdo da Wax Poetics volta a ser irrepreensível. Avisámos por aqui que o número 9 teve distribuição nacional. Esperemos que o mesmo aconteça com o número 10 e com todos os outros, daqui em diante.

~
PIONEER SE 30A
Clássicos. Absolutamente clássicos. Depois de ter oferecido um funeral digno aos meus Sennheiser HD 25 de quase 10 anos a semana passada, encontro, nem de propósito, estes enormes auscultadores vintage da Pioneer (belíssimo som, graves espantosos!) numa Cash Converters ao escandaloso preço de 3 Euros!!! Novos, lindos, perfeitos. Sempre serviu para compensar os 2,25€ dos três discos que trouxe para casa e que nem valiam o preço do plástico em que foram impressos!






WILSON SIMONAL - A Nova Dimensão do Samba (64) & S'Imbora (65)
ELLEN DE LIMA - Com Orquestra (s/data)
GOLDEN BOYS - Golden Boys (73)
VÁRIOS - Brasil País de Futebol (78)
Nos últimos dias, as deambulações vinílicas foram variadas e incluiram algumas Cash Converters, a Feira da Ladra e a feira de Paço de Arcos (onde tive oportunidade de conhecer o The_Producer, do nosso blog vizinho MPC4000). De Paço de Arcos vieram estes dois Wilson Simonal, uma paixão antiga que recentemente, graças à sua inclusão na banda sonora de Cidade de Deus e ao longo feature de que foi alvo na Wax Poetics # 8, se tem tornado mais complicado de arranjar. Estes dois álbuns são da fase de arranque da sua carreira, quando o estilo de crooner malandro ainda comandava, mas já dá para perceber onde, por exemplo, Jorge Ben foi beber tanto do seu swing!
Ellen de Lima é uma cantora da era da rádio: orquestra, sambas-canção e classe que nos permite perceber qual o caminho que a música brasileira seguiu até desembocar na bossa nova!
O álbum dos Golden Boys veio da Feira da Ladra por apenas 50 cêntimos. Não é o disco que inclui a sua famosa versão de Berimbau (recentemente compilada por Gilles Peterson), mas inclui Push Together e Eu Bebo Sim ("eu bebo sim/e estou vivendo/tem gente que não bebe/e está morrendo" - como argumentar com esta ordem de ideias?), por exemplo. Fantástico.
Finalmente, a compilação de samba e futebol, onde podemos encontrar Wilson Simonal e Jorge Ben. É um disco desigual, que vale essencialmente pelos temas desses dois artistas.


TITO PUENTE - The King (68)
Tito Puente é um gigante da música latina que gravou centenas de clássicos, ajudando à modernização das tipologias musicais latinas do mambo e do cha cha cha e à criação de híbridos como o boogaloo (ou bugalu!) Este álbum da Tico é de 68 (como se pode perceber pela capa psicadélica...) e inclui uma fabulosa versão de Pata Pata de Miryam Makeba.



MOONBASE - Waiting for a train (83)
BWH - Livin Up/Stop (83)
Na feira apanharam-se também estes dois maxis da Baby Records, hoje uma coleccionável etiqueta de italodisco (obrigado pela ciência Dub!) que por cá se arranja com grande facilidade pois à época (inícios dos anos 80) era distribuída em território nacional pela Rádio Triunfo!



MACHO - I'm a Man (1978)
DON FARDON - The Lament of the Cherokee reservation Indian (67)
Não faço ideia de quem sejam os Macho (parece ser um grupo italiano, de acordo com os créditos) mas tratando-se de uma versão de I'm a man no lado A havia boas possibilidades de se registar a presença de um break. Nada de break, mas o tema é carregado de groove e poderá funcionar muito bem num set!
Don Fardon é um cantor inglês que fez parte de uns já esquecidos The Sorrows, grupo algures entre os Kinks e os Pretty Things, com uma inclinação para o R&B americano que Fardon depois seguiu. Este tema, The lament... foi um sucesso para si em 1967 e é um sentido pedaço de soul branca suportado por um arranjo tipicamente sunshine pop, com leves toques de psicadelismo. Curioso!