<$BlogRSDUrl$>
.

HitdaBreakz

10/18/2004

BREAK DA SEMANATM : DONNY HATHAWAY - MAGNIFICENT SANCTUARY BAND




O fim trágico de Donny Hathaway, com apenas 33 anos de idade, até hoje está rodeado de mistério. As biografias oficiais falam em suicídio, mas há muito que nos círculos da soul corre a história de que Donny foi assassinado por dealers de droga, pouco satisfeitos com os esforços de Donny para limpar o seu bairro. O fim foi um salto para a morte, do topo de um prédio.
Mais importante foi a sua vida e obra. o seu álbum Live é, ainda hoje, um dos melhores registos ao vivo de sempre. Mas até alcançar o topo do panteão da soul, Donny teve que trabalhar. Muito. Foi pianista de sessão, arranjador de estúdio, trabalhou na sombra de gente como Aretha Franklin e Curtis Mayfield. O seu álbum de estreia, Everything is Everything, surgiu na Atco (Atlantic...) em 1970, precedido do enorme clássico que é The Ghetto. Em 1971, Donny gravou com Roberta Flack uma versão de You've got a Friend de James Taylor e o sucesso foi tal que ambos gravariam um álbum de duetos, editado no ano seguinte. Mas em 1971, Donny gravou igualmente o álbum cuja capa podem ver abaixo, onde se incluía, a abrir o lado 2, o tema Magnificent Sanctuary Band, uma evocação das paradas de rua que são uma verdadeira instituição americana e que representam uma certa inocência para quem recorda o seu impacto quando criança. Donny gravou ainda o grande Extensions of a Man antes de se tornar um recluso durante os anos seguintes. A depressão, dizem, surgia por Donny parecer carregar o peso do mundo nos ombros. Ao ouvir a sua voz funda e pura somos tentados a concordar.
Este break pode arranjar-se tanto no álbum de 71, como num single que teve edição nacional na Rádio Triunfo. Na contracapa, escreve-se "Donny é um jovem negro altamente versátil e prendado..." Para lá do tom "crónica feminina" está a música. E este break, com Morris Jennings na bateria, gravado nos míticos estúdios de Nova Iorque da Atlantic, com Jerry Wexler a comandar a sessão, tem história em todos os milésimos de segundo.
Procurem o break, mas não se esqueçam de descobrir o homem.

Donny Hathaway - Magnificent Sanctuary Band [audio]