<$BlogRSDUrl$>
.

HitdaBreakz

9/23/2004

O REI DOS 45s


Mark the 45 King. Só o nome impõe respeito, o Rei dos 45 rotações. E, se nos lembrarmos apenas e só do 900 Number, até somos capazes de concordar. No entanto, Mark the 45 King é um nome para além do seu maior ponto de glória no hiphop.

"E o Hardknock life do Jay Z? Não será esse o seu ponto de glória no hiphop?"

Pois, talvez. Eu gosto mais do 900 Number, não sou grande fã do beat do Hardknock life. Acho que ninguém merece ouvir a voz da Annie tantas vezes na rádio.



"Que é o beat do Hardknock life? É a bateria? É o quê? Nunca percebi essa história dos beats e dos breaks."

Olha, vamos resumir isto de uma maneira simples e concisa. O beat é o som TODO que está por baixo do Jay-Z, é o instrumental. Como deves saber, uma canção instrumental e um beat são coisas diferentes.

"Porquê? Não é música instrumental em ambos os casos?"

É e não é. A função do beat é também acolchoar a voz do MC, neste caso, do Jay-Z. Numa canção instrumental, não tens nada disso. A parte mais importante na música do Jay-Z é, sem dúvida, a voz do Jay-Z. O beat, neste caso, é melódico e encaixa bem. Mas, pronto, tenho o direito de implicar com a voz da Annie, não tenho?

"Não. Mas isso agora não interessa nada. Porque o "Stan" é que é o ponto mais alto do 45 King."

Bem, o Stan está muito bem feito. E o Eminem fez um grande trabalho nele, aquela história toda está extremamente bem contada, as cartas do fã tresloucado e o suspense final. É quase um short movie dentro de um tema. O beat do 45 King é um sample da Dido, como toda a gente sabe. Gosto mais do 900 Number. Já alguma vez ouviste o 900 Number?

"Não. Mas ouvi os outros dois e chega."

E o Chillin do Chill Rob G?

"Esse nem faço a menor ideia quem é."

Mas devias ouvir. É um grande grande tema. Também foi o 45 King que fez o beat.

"Ok, vou meter o slsk a trabalhar nisso."

E, já que estamos a falar do 45 King, tens estes filmes bem engraçados mas infelizmente meio grandes. Mas, se tiveres largura de banda, vai arranjá-los.

Neste, o Little Turntables (ficheiro MOV de 34,5 MB), tens uma sessão de dj onde o 45 King mistura aquilo em que é rei, 45s. Só que em dois pequenos turntables e com uma mesa de mistura quase de brincadeira.

"Qual é o interesse em fazer sessões em coisas tipo Lego? Não entendo estes gajos, ainda por cima tendo ele hipótese de tocar em pratos verdadeiros. É só para se armar em "olha p'ra mim e o que eu sei fazer."

Não acho que seja isso, sabes? Mas, olha, está aqui o 45 King.

Mark? O que tem a dizer em relação a isto?



Obrigado, Mark. Vês? Não tem nada a ver com armar-se em bom. Tem mais a ver com aquela atitude de comiseração que é reinante em tantos sítios (e Portugal é bom exemplo disso) onde somos todos uns coitadinhos porque não temos isto e aquilo e...

"Isso é fácil para ele dizer. Ele já lá tem a MPC ali na banca. Ele tem as lojas todas ali ao pé dele. Não custa nada fazer beats assim."

Talvez. Mas tu também tinhas o filme da Annie há uns bons 20 anos e nunca fizeste nada com ele. Ele pegou naquilo e fez o Hardknock life. Gostes ou não, ele fez. E foi o sucesso que se viu.

Mas voltemos aos filmes. Neste, o 2 LPs (ficheiro MP4 de 11,3 MB, bem mais pequeno), já tens um setup mais normal.

Vais ver?

"Sim. Depois digo se gostei."

Ok, fica bem.