<$BlogRSDUrl$>
.

HitdaBreakz

9/30/2004

HIP HOP TAPE




As últimas semanas têm sido generosas em termos de novos lançamentos de Hip Hop no nosso mercado. Alguns dos títulos que vão ver a seguir já têm alguns meses, outros são novinhos em folha. Têm todos, no entanto, duas coisas em comum - 1º: são versões em CD temporário até que os orçamentos permitam transformá-los em vinil definitivo; 2º: têm-me feito boa companhia ao longo dos últimos tempos, seja em casa ou onde quer que o uso de auscultadores e discman se imponha! E em tempos de novas tecnologias, com Ipods e engenhocas do género, nada mais saudável do que sugerir a prática de um arcaico e complexo desporto que os nossos antepassados praticavam com afinco e dedicação - A GRAVAÇÃO DE UMA CASSETE. As dez propostas que se seguem têm música mais do que suficiente para uma C-90!



À primeira oportunidade, Sex, Love & Money rodou para aí umas dez vezes seguidas. Mos Def está de volta e isso é motivo para os mais efusivos festejos. E ainda por cima com um beat absolutamente espantoso de alguém que até agora era desconhecido para mim - Warryn Campbell.



Outro regresso em grande. Talib também escolheu um tipo de que nunca ninguém ouviu falar chamado Kanye West e uma miúda que deve estar agora a começar, Mary J Blige, para o refrão de I Try. Como é que os backpackers vão agora encarar um dos seus maiores heróis, não sei, mas este é um belíssimo tema!



A metade verbal dos Blackalicious junta-se a Lyrics Born e passa a ser o segundo MC da crew Quannum a editar um álbum a solo. Logo a começar no título, 4th Dimensional Rocketships Going Up não é um álbum como o de Lyrics Born. Trata-se de um exercício mais angular e não tão imediato como o grande Later That Day de Lyrics. Mas, ainda assim, é um brilhante disco, carregado de skills e de grande música.



Masta Ace! woa, que grande mestre das rimas e do flow. A voz de Masta Ace é próxima, em timbre e cadência, da de Eminem, mas não se pode falar em imitação uma vez que Ace anda neste jogo há uns 16 anos. A Long Hot Summer tem belíssimos beats de gente como DJ Spinna, Koolade (produtor croata) ou 9th Wonder e belas rimas sobre a vida no bairro. Simples, directo, grande.



Já se disse tudo sobre este álbum dos Roots e a única coisa que posso assegurar é que é um grower espantoso. Esperemos mesmo que Black Thought não se ponha a andar, como já se diz por aí...



O velho militante, seguidor das revolucionárias causas dos Panteras Negras, reuniu aqui uma série de raridades, remisturas e lados B da época de The Devil made me Do It e Sleeping With the Enemy. Funk, fast beats e rimas duras. Boa receita! Sabiam que Paris foi uma das primeiras pessoas da indústria a dar a mão a DJ Shadow?



Oh No há muito que trabalha para deixar claro que merece atenção pelos beats que produz e não necessariamente por ser irmão de Madlib. este disco que assina com Kazi, um MC de Detroit, é mais uma prova de que Oh No pode brilhar longe do irmão. E enquanto não chega o seu disco a solo...



O último dos soldados do clã Wu-Tang a que faltava uma estreia a solo está aí. E consegue a proeza de reunir todos os nomes do clã no seu disco. Masta Killa é dono de um grande flow e este disco deixa isso bem claro. Com Rza a produzir alguns beats e muitos samples de kung fu à mistura, este é um álbum obrigatório para todos os seguidores do clã!



Segundo álbum de instrumentais desta dupla vienense e mostra clara de evolução na sua arte de conjugar grandes loops com breaks clássicos! Não gastam energia se mantiverem os Urbs & Cutex debaixo de olho!



Herdeiro de Money Mark, este General Electrics que também é teclista, também gosta de funk, hip hop e jazz e também trabalha com MC's (neste caso os Maroons da Quannum, que é como quem diz Lateef dos Latyrix e Chief Xcel dos Blackalicious. Grandes grooves com origem em França e selo da Compost!



E mais alguns belos grooves andam por este disco que mistura soul, jazz, afro-beat e uma voz reminiscente de Fela (talvez o facto de Wale Oyejide ser nigeriano explique a semelhança). Jay Dee e MF Doom andam entre os convidados do disco deste homem que toca todos os instrumentos e ainda programa beats.