<$BlogRSDUrl$>
.

HitdaBreakz

9/04/2004

BREAK DA SEMANA TM : ZULU - OKAWANGA SWAMP




Quem são os Zulu? É um enigma. A Big Bear Records que editou este single em 1977 é uma pequena operação com base em Birmingham activa desde os anos 60. Infelizmente, no site, não há nenhuma referência aos Zulu, embora se encontrem menções aos contemporâneos Muscles, responsáveis por discos que são igualmente território de breaks e funk musculado e de quem arranjei em tempos dois singles num pequeno lote onde apareceu igualmente este "Red Red Lebanon/Okawanga Swamp" dos Zulu (é verdade - é um lado B!).
Nos tempos da (para mim...) saudosa Lollipop no Bairro Alto, arranjei um excelente lote de singles numa troca que viria a revelar-se o início de uma bela amizade. Entre edições originais da Pama (a etiqueta dos célebres Mohawks) e outras labels de ska inglesas apareceram alguns singles da Big Bear Records, incluindo esta preciosidade. Nos anos seguintes tentei por diversos meios perceber se os Zulu haviam gravado mais alguma coisa, mas sem sucesso. Apenas "encontrei" uma vez uma pessoa no fórum da Vinyl Vultures que conhecia a editora e atribuiu a este single um carácter lendário e uma raridade extrema. A completa ausência de informação sobre o grupo ou o single parece confirmar as informações obtidas nesse fórum.
Os Okawanga Swamps são, ao que parece, uns terrenos pantanosos no Botswana, o que explica o nome do grupo (embora o enigma se complique se dermos atenção ao título do lado A...). Mas nada indica que o grupo seja do continente africano. O mais provável é reunir músicos de diversas nacionalidades porque há qualquer coisa de cosmopolita no som, com o baixo a "soar" americano, a bateria a puxar para a Europa (falta-lhe aquele ascendência do swing de New Orlenas que todo o funk parece ter) e a guitarra a ter elementos claros de África com um som cristalino reminiscente do High Life. Claro que tudo isto são suposições que podem estar completamente erradas. Quem sabe se um dia não se descobre que os Zulu não eram mais do que um grupo de amigos brancos de Birmingham que viram a luz depois de uma noite regada a cerveja no pub ter terminado num estúdio do outro lado da rua... Já li histórias mais estranhas.
Fica o som!

Okawanga Swamp dos Zulu! [audio]