<$BlogRSDUrl$>
.

HitdaBreakz

8/24/2004

DIGGIN' DA COMPS


Os diggers mais fundamentalistas fogem de compilações como o diabo da cruz, ainda mais se essas compilações estiverem impressas em CD. Mas, seja na religião, no desporto ou no diggin', o fundamentalismo nunca conduziu ninguém à iluminação. Por isso mesmo, há vários argumentos a favor destas compilações.

Nunca se esqueçam de onde se encontram. A menos que um vosso tio tenha trabalhado numa exploração petrolífera do Texas nos anos 70 e tenha aí alimentado uma paixão por funk com a compra compulsiva de 45s é muito difícil que venham algum dia a encontrar algures em Portugal algum dos raros Texas 45s que fazem as delícias dos mais experimentados diggers. Por isso, se querem ouvir a música não se desviem das oportunidades, mesmo que elas se apresentem sob a forma de uma compilação em CD!...

Seguindo o exemplo apresentado no parágrafo anterior: a menos que um vosso tio tenha descoberto o seu próprio poço de petróleo (depois de aprender os truques do ofício numa exploração do Texas...), construído uma enorme fortuna e contemplado o vosso nome no testamento, não me parece que seja saudável pagar o preço que certos discos adquirem pela sua raridade. Por isso, a última frase do parágrafo anterior aplica-se igualmente aqui.

Mesmo com a conta bancária bem recheada e um orçamento mensal generoso para a compra de discos, nada garante que se encontrem os discos que se desejam só porque os procuram. É frequente nas entrevistas a alguns diggers estes falarem de discos que demoraram anos a encontrar. Veja-se, por exemplo, o caso de Kon (da dupla Kon & Amir), que demorou 10 anos a encontrar uma cópia do Stark Reality. Por isso, possuir algumas coisas em CD pode ser apenas um jogo de antecipação.

Toda a gente precisa de pointers, dicas, direcções. Ler entrevistas com diggers como Soulman, recolher informação em revistas como a Waxpoetics, passar os olhos por fóruns onde o diggin' é o assunto central, como acontece no site da Soul Strut, por exemplo, dará muita informação a quem dela precisa. Mas as compilações são igualmente importantes: por vezes revelam-nos todo um mundo novo (um género, um país, uma época, uma editora) ou então dão-nos pistas que serão uteis no terreno.

Finalmente: não esquecer o carácter prático das compilações. São óptimas para nos acompanharem em viagem e poupam-nos imenso trabalho (recolher 20 vinis diferentes, gravá-los para o computador, fazer edits dos arranques e paragens do vinil, etc... não é trabalho fácil!).

Por isso tudo, apresentamos agora 9 compilações mais ou menos recentes que são igualmente óptimas ferramentas de trabalho, excelentes fontes de prazer e profundíssimos poços de informação.



BAY AREA FUNK (Luv n' Haight)
Mais uma numa série de compilações organizadas segundo princípios geográficos (a mais famosa será, provavelmente, a "Texas Funk"). Esta, como indica o subtítulo, apresenta-nos "funk & soul essentials from San Francisco, Oakland and the Bay Area, 1967-1976." São 16 faixas de outros tantos gloriosos desconhecidos com fabulosos momentos de funk e soul com o sabor distinto da Bay Area (grooves acentuados, mas com arranjos algo sofisticados e carregados de classe).

BRAINFREEZE BREAKS/BRAINFREEZE
A inclusão destes dois discos é propositada: em Brainfreeze poderão perceber qual o resultado final de uma séria e intensa actividade de diggin' quando levada a cabo por nomes como DJ Shadow ou Cut Chemist. Brainfreeze Breaks, por outro lado, é a matéria prima e uma compilação que representa o esforço de uma comunidade de diggers em recolher o espólio principal usado pela dupla Shadow/Chemist. Há quem questione o interesse de uma compilação assim, mas de que outra forma se poderão ouvir as absolutas raridades usadas por Shadow e Cut em Brainfreeze? (Já existe igualmente disponível a compilação Product Placement Breaks...).

NEVA STOP DIGGIN'
Disponível aqui, esta compilação de Soulman (um dos maiores diggers de sempre e um pioneiro na partilha de informação sobre diggin' nas colunas que assinou na imprensa americana) mostra-nos discos samplados por gente como Mos Def, DJ Premier, Beatnuts e Jay-Z além de uma série de outros loops ainda não utilizados. De certa forma, compilações como esta servem apenas para nos educar os ouvidos (e para nos espicaçar o instinto), pois não há informação disponível das faixas usadas.

THE WONDER OF STEVIE (Harmless)
Esta compilação organizada por DJ Spinna e Bobbito Garcia vai agora no segundo volume. Com nomes como Spinners, Minnie Ripperton ou Charles Earland e Gene Harris a aparecerem nestes dois volumes, estas compilações revelam-se impressionantes depósitos de pistas para qualquer digger, partindo do universo de Stevie Wonder. Mais jazzy a primeira, mais soul a segunda, ambas são fabulosos exercícios de perspectivação da carreira de um artista através do legado do seu cancioneiro na música de uma época específica.

ROYALE WITH BEATS
A Royale With Beats é uma compilação criada com o propósito de angariar fundos para manter o site da Soul Strut a funcionar. Digged & Freaked por Raj Mahal, como se explica na única informação disponível, esta compilação serve igualmente para nos educar, sobretudo com algumas sonoridades mais europeias e algumas faixas de Library Records.

RARE EQUATIONS
Cut Chemist, companheiro de aventuras de DJ Shadow e homem dos Jurassic 5, é o nome por trás desta compilação, já editada há um par de anos. Originalmente este CD apareceu sem informação de conteúdo, mas hoje o alinhamento já se conhece muito bem. Trata-se de uma fabulosa viagem em dois CDs ao universo do jazz e do funk (e suas intersecções) que Chemist mais cultiva. Rare Equations é igualmente uma excelente preparação para o álbum novo de Cut Chemist que está prestes a chegar!

BECAUSE YOU'RE FUNKY
Esta compilação tem igualmente um par de anos e apresenta-nos mais uma perspectiva possível do grande território do funk, com a carecterística interessante de ser concebida no Reino Unido onde, curiosamente, se encontram alguns dos maiores coleccionadores de funk do mundo. Basta ver o site da Deep Funk para se perceber o fervor com que em terras de Sua Majestade se segue a grande invenção de James Brown. A foto que incluo desta compilação é do meu exemplar promocional. A compilação está disponível com um aspecto bem mais interessante!

Há, obviamente, muitas outras compilações úteis aos diggers, mas eu centrei esta selecção exclusivamente no formato CD, procurando apresentar uma selecção onde se incluissem exemplos mais caseiros (Soulman...) e mais profissionais (Wonder of Stevie), mais duvidosos (Brainfreeze Breaks) e mais interessantes (Rare Equations). Há um mundo lá fora carregado de compilações que poderão orientar muitas expedições de diggin'. Mãos ao trabalho e sujem esses dedos!