<$BlogRSDUrl$>
.

HitdaBreakz

8/13/2004

BREAK DA SEMANATM : BWANA - CHAPUMBAMBE




Um dos discos mais importantes numa colecção de breaks tem de ser o Bwana. Editado pela Caytronics (quem?) em 1972, é um disco de uma qualidade impressionante, extremamente consistente e com um som onde o rock e o funk e o som latino/afrocubano se misturam tão bem que parecem irmãos - e, no fundo, até são. Outra razão para a sua importância é a raridade. É muito difícil arranjar um Bwana original, principalmente um em boas condições. Basta dar um pulo até ao site do Oliver Wang, um dos mais conceituados jornalistas e críticos de todo o fenómeno hiphop, para verem como este é um dos grandes problemas mundiais, a merecerem rápida intervenção das Nações Unidas : arranjem cópias originais do Bwana em bom estado para toda a gente! Eu até nem me posso queixar muito, estou a falar de barriga cheia. A minha cópia do Bwana vem fechada, nova, imaculada, nunca antes ouvida e em excelente estado. "Nesse estado, só pode ser uma reedição!", dizem vocês. Mas não. É mesmo original. Consegui arranjar um Bwana fechado, num absoluto golpe de sorte, e chegou-me esta semana, como o digga já tinha dito mais abaixo.

Ora bem, apresentados que estão os leitores com o disco e após ouvirem o link que se encontra no fim deste post, provavelmente muitos de vocês quererão também ter o Bwana na vossa colecção. Opinião de que eu partilho: o Bwana devia estar em todas as colecções de diggers, não só porque é o holy grail que é mas também porque é um disco muito bom. Por isso, se quiserem arranjar um Bwana, aconselho-vos a comprarem a reedição que é fácil de arranjar (está à venda na Dustygroove e na Turntablelab, por exemplo). Não paguem mais do que 10-20 dólares por ela, caso comprem noutros lados, que é um preço justo pela reedição. Já o original vai ser um bocado mais complicado de arranjar a um preço tão convidativo. A última cópia do Bwana que apareceu na eBay foi por 170 dólares, sensivelmente, e estava num estado lastimável, quase semelhante ao do disco que o Oliver Wang apresenta. A minha cópia fechada não custou nem de perto nem de longe isso e foi comprada a um dealer de discos de rock psicadélico (um género que pouco tem a ver com o Bwana, o que pode explicar o excelente preço que consegui) por isso, e como os preços do Bwana são tão flutuantes (que o são), tenham atenção a eles e não paguem demasiado.

E agora vamos ao break. O break que escolhi do Bwana foi o Chapumbambe [audio] mas podia ter escolhido outro qualquer. Mas este foi o que, ao primeiro impacto, me impressionou mais.


nota : o link com a palavra [audio] à frente contem um pequeno
sample em mp3 da música de que se está a falar nesse link.