<$BlogRSDUrl$>
.

HitdaBreakz

8/16/2004

BOLLYWOOD A GO GO



Como seria possível resistir a uma capa assim? Um tipo chamado Charanjit Singh a tocar Instrumental Film-Tunes? "Quanto é?" foi a pergunta que eu coloquei imediatamente, como é óbvio.
Depois de chegar a casa e colocar o disco no prato obtém-se um resultado no mínimo desconcertante. Este álbum é bom, mas... Como explicar?... As músicas são dominadas por instrumentos exóticos com nomes como Transicord e Claviolin (que soam como filhos bastardos resultantes do cruzamento em laboratório de Moogs e orgãos de brincar) e parecem ser as últimas sobreviventes de uma espécie de Lounge Music feita especialmente para Sultões que tomavam ácido. O estranho disto tudo é que a data do disco - 1975!!! - e a capa fizeram-me pensar em Bollywood Disco, mas, nem sinais de bolas de espelhos. Se por alguma razão inexplicável a Riviera Francesa dos inícios dos anos 60 tivesse sido transplantada para os arredores de Calcutá, esta música seria o que se poderia escutar em cada café ou esplanada.
O álbum está cheio de belos loops e há por aqui muito material samplável, embora nada de breaks, como já deve parecer óbvio. As versões de temas principais de filmes como Khushboo, Khel Khel Mein, Dharam Karam e Woh Kaun Thi só nos fazem perguntar como seriam essas pérolas cinematográficas...
As boas notícias, no meio disto tudo, é que depois de anos a encontrar sempre as mesmas cópias da banda sonora de Bobby, parece que, finalmente, começam a surgir por aí exemplares mais interessantes de música de filmes de Bollywood. Ainda bem.

PS: Fica aqui uma amostra deste LP a pedido do Dub! [audio]