<$BlogRSDUrl$>
.

HitdaBreakz

8/25/2004

5 BREAKS 5



TOM JONES - Looking Out My Window [audio]

A primeira vez que ouvi este break foi na compilação The Document, do DJ dos Portishead Andy Smith. É um bom exemplo em defesa do Post das compilações porque até ter ouvido o Looking Out My Window nunca me tinha passado pela cabeça procurar discos de Tom Jones. E afinal... até valia a pena. O Mr Sex Bomb tinha alguns moves e sabia-se rodear das pessoas certas. Só para terem uma ideia, este tema tem arranjos de Keith Mansfield, apenas um dos maiores nomes do mundo da Library Music e muito especialmente da label KPM! É bastante fácil arranjar este single. Eu já o vi algumas vezes, mas, curiosamente, sempre em mau estado.


OCEAN - Put Your Hand in the Hand [audio]

Conhecem a canção do padre Borga que fala de pôr a mão na mão do Senhor da Galileia? Pois é... trata-se de uma versão deste tema que aliás já teve dezenas de versões. E todas as que conheço têm um break (exceptuando a do sr padre...). Este single tem a particularidade de ter uma etiqueta bem bonita da Kama Sutra, uma pequena label que era distribuída pela Buddah. Mas mesmo que a etiqueta fosse feia isso nunca afectaria o facto deste break ser excelente. Encontrei este single na Feira da Ladra há uns dois anos, antes dos discos por ali terem "secado".


APHRODITE'S CHILD - Air [audio]

Continuando numa onda de breaks fáceis de arranjar e com o seu quê de estranheza, temos este pedaço de groove passado através do phaser da responsabilidade dos Aphrodite's Child, a banda de Vangelis e Demis Roussos! O efeito colocado nos Hi Hats torna este break um pouco estranho, mas, ainda assim, passível de ser usado no contexto certo. Existe muito coleccionismo à volta dos nomes de Vangelis e Roussos e isso, claro, afecta os Aphrodite's Child. Mas este single é de edição nacional e já o vi algumas vezes. Tem o senão de sofrer do mesmo problema do single do Tom Jones: quando aparece tem sempre o aspecto de um artefacto arqueológico com alguns milhares de anos!



KING CURTIS - Memphis Soul Stew [audio]

Em 1968 o velho R&B de que King Curtis era um devoto fervoroso começava a mudar e gente como Jerry Wexler e Tom Dowd estava bem no centro do turbilhão ajudando a Atlantic a acompanhar os tempos. Este tema é um clássico e também tem várias versões (sempre com o break!), mas neste disco (um EP de quatro temas, edição nacional) a bateria surge com aquele punch característico da época, retendo a identidade do grande Sul americano, onde o funk começava a espalhar-se com a força de uma tempestade. Este single foi comprado na Discolecção!


STAPLE SINGERS - Stay With Us [audio]

Finalmente, The Staple Singers com Mavis Staple. Esta família musical exemplificava na perfeição o espírito do Sul e como a música podia ser bem transportada deste a igreja até aos bares, mantendo sempre uma indiscritível identidade profunda. Acho que foi a isso que chamaram soul... Enfim, este tema não tem propriamente um break, mas a bateria que dá o arranque à canção tem um som fabuloso ou não tivesse sido gravada por Steve Cropper dos Booker T & The MG's nos grandes estúdios da Stax. Material clássico que eu descobri, sem capa, na Feira de Paço de Arcos. 50 cêntimos excelentemente gastos!