8/21/2006
Disco Gold # 3: The Unknown Cases - Masimba Bele
Este disco dos Unknown Cases, Masimba Bele (12", Rough Trade, 1983), já habita a minha colecção há pelo menos uma boa década e lembro-me de o ter adquirido pelo ângulo das explorações "world" que também animavam a invenção de um "quarto mundo" nas mãos de gente como Jon Hassell. Gravado no estúdio de Jaki Liebzeit dos Can, o disco posiciona-se algures entre cores "afro-beat" e um pulsar urbano que decerto deve alguma coisa às sonoridades que os Material inventavam nesta época a partir de Nova Iorque. Nunca mais ouvi falar dos Unknown Cases e, na verdade, nunca mais ouvi este maxi até que a tal tarefa de "recenseamento" dos meus discos (de que falava no início deste post) me voltou a colocar em contacto com Masimba Bele. Entrou imediatamente numa mixtape para consumo privado a que chamei "Weird Disco".
Recentemente, a notícia que dava conta da entrada da Compost no mundo "cósmico" com a compilação "Elaste - Slow Motion Disco" (que deverá ver a luz do dia em Outubro) levou-me a entrar em contacto com o compilador, DJ Mooner, com quem fiz uma entrevista que oportunamente publicarei. Quando perguntei a Mooner, um verdadeiro especialista na corrente cósmica, que discos deveriam fazer parte de qualquer discografia básica do género o nome dos Unknown Cases - e deste maxi em particular - voltou a surgir. O que motivou uma pesquisa que me indicou que este disco surge à venda frequentemente no Ebay, sempre com o ângulo "cósmico" e a designação de "Baldelli classic" presente. Faz sentido: Baldelli não podia passar ao lado de um tema que desenvolvia o lado "afro" das percussões de que tanto gostava e que, ao mesmo tempo, se apoiava nas tecnologias electrónicas que garantiam o ângulo "cósmico". Parece ser, de facto, um tema feito à medida do lendário DJ italiano.
Aparentemente, os Unknown Cases não cessaram actividades. Editaram o álbum Cuba em 1995 e parecem ter regressado aos palcos, tanto quanto consigo entender pela informação aqui disponibilizada: trata-se do site do teclista Helmut Zerlett que parece ter-se transformado num requisitado compositor de bandas sonoras.
Há uns anos lembro-me de me ter cruzado no terreno pelo menos um par de vezes com este maxi, mas nunca o apanhei porque já o tinha. Agora já sabem: há quem o procure, por isso apanhem-no se o encontrarem. Vale bem a pena.
The Unknown Cases - Masimba Bele (áudio)